Aprenda a fazer uma cuca de banana e farinha de aveia

17/06/2008 14:21
Quaker/Divulgação
Além de saborosa, receita tem como ponto forte o valor nutritivo dos ingredientes (foto: Quaker/Divulgação)
Mais importante do que ser apenas gostoso é ser também nutritivo. Em vez de usar exclusivamente a farinha de trigo como base de receitas, substitua parte dela por farinha de aveia, que é enriquecida nutricionalmente. Lembre-se de que esse tipo de farinha deve ser própria para uso culinário. Banana, canela e nozes dão o sabor da receita. A sugestão é da Quaker e Consultoria Culinária SC.

Cuca de banana e farinha de aveia

Ingredientes

Farofa:
½ xícara (chá) de açúcar mascavo (64g)
½ xícara (chá) de açúcar refinado (80g)
½ xícara (chá) de farinha de aveia de uso culinário (46g)
1 colher (chá) de canela em pó ½ xícara (chá) de manteiga gelada em cubos (100g) 1/3 de xícara (chá) de nozes picadas (40g)

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de aveia de uso culinário (184g)
1 xícara (chá) de farinha de trigo (120g)
1 colher (chá) de sal 1 ½ xícara (chá) de açúcar (240g)
4 ovos (gemas e claras separadas)
½ xícara (chá) de óleo de soja (100ml)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
4 bananas-nanicas maduras em rodelas

Modo de Preparo

Farofa: misture os açúcares, a farinha de aveia e a canela em pó. Acrescente os cubos de manteiga e, com a ponta dos dedos, amasse até formar uma farofa. Por último, junte as nozes e reserve. Massa: misture as farinhas com o sal e reserve. Bata o açúcar e as gemas até formar um creme claro. Sem desligar a batedeira, acrescente alternadamente a mistura de farinhas, o óleo e um quarto de xícara (chá) de água. Quando virar um creme homogêneo, desligue a batedeira e incorpore o fermento e as claras batidas em neve. Unte e enfarinhe uma fôrma redonda de fundo removível (25cm). Despeje nela metade da massa, espalhe as rodelas de bananas e cubra com o restante da massa. Espalhe a farofa sobre a cuca e asse em forno preaquecido (180 graus) durante cerca de 50 minutos ou até que esteja firme.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE GASTRONOMIA