Uai Entretenimento

O segredo de Among Us: por que o game faz tanto sucesso

Em meados de junho de 2020, Among Us se tornou o jogo mais procurado na plataforma Twitch - Foto: Reprodução“Tem um impostor entre nós”. E assim que começa Among Us, um jogo de suspense e desconfiança. Se você navega on-line, com certeza já ouviu falar desse jogo on-line de multijogadores.

O conceito do jogo é encontrar quem é o impostor, ou seja, qual membro da tripulação está destruindo a nave e matando os outros. O jogo pode ser jogado por até 10 amigos ou 10 desconhecidos de forma on-line. Among Us está disponível gratuitamente na Google Play e Apple Store ou na versão paga para computador. 


 

 

O jogo foi criado em 2018 pela companhia de jogos eletrônicos Inner Sloth. Entretanto, nos primeiro meses de lançamento, Among Us não caiu no gosto popular e conquistou apenas uma pequena, mas fiel audiência. Com esse pequeno público, os criadores foram investindo mais no jogo na esperança de que ele crescesse.

Sempre houve uma audiência para esse tipo de jogo, porém, nos últimos meses, a popularidade de Among Us foi para outro patamar. Em meados de junho de 2020, Among Us se tornou o jogo mais procurado na plataforma Twitch. Segundo a pesquisa, o crescimento no consumo do jogo começou no Brasil e Coreia do Sul e depois foi se espalhando para outros países.

A popularidade de Among Us foi aumentando conforme YouTubers e Streamers de jogos começaram a comentar sobre o jogo. Ninja e PewDiePie foram pioneiros em streams do jogo. Já no Brasil, Alan Ferreira, mais conhecido como Alanzoka, fez esse papel.





Outro ponto é que o formato do jogo among us também influenciou na sua popularização. Antes dele, a maioria dos jogos que ficavam em alta nas plataformas eram Battle Royale.

Na plataforma de streams de jogos Twitch, o Among Us sempre fica entre os jogos com mais espectadores. Segundo os dados disponíveis na Hypetraq, Among Us começou a ficar popular no Twitch entre final de agosto e setembro deste ano.

Depoimento de Matheus Santos Urias 

"Sempre gostei da dinâmica da brincadeira “detetive” e o Among us é bem semelhante. Além da ação de eliminar os tripulantes da nave ainda têm missões divertidas pra cumprir durante o jogo. O suspense do jogo me diverte bastante.
 
Com certeza! As partidas são rápidas, podem ser jogadas no intervalo do trabalho, da aula, no transporte público. Fora da pandemia eu, com certeza, jogaria.
 
Pra ser um bom jogador, primeiramente, tem que ser uma pessoa ágil e atenta. Andar acompanhado ajuda bastante, é importante ter testemunhas pra provar sua inocência, se necessário. Para ser um impostor, acho que o mais importante é ser discreto e paciente, matar os tripulantes é divertido mas pra ganhar a partida é necessário agir na hora certa." 
 
O Among Us não teria esse público se não fosse pela pandemia do novo coronavírus - Foto: Reprodução 

Apesar da premissa do jogo cair facilmente no gosto popular, o Among Us não teria esse público se não fosse pela pandemia do novo coronavírus. Com o isolamento e distanciamento social, pessoas de todo o mundo precisavam de novas conexões. 



“É uma boa válvula de escape para o estresse, assim como a maioria dos jogos. Eu já jogava antes da pandemia, mas agora eu estou jogando bastante”, conta Lucas Maia. 

Entretanto, a estudante de nutrição Isabela Freitas afirma que não jogaria se não fosse a pandemia. “A minha rotina não deixa eu ter muito tempo livre. Mas como não estamos nos encontrando pessoalmente, o jogo me dá uma oportunidade de ver os meus amigos”, comenta. 

A oportunidade de jogar com amigos ou conhecidos ajudou a popularizar o jogo. Além das indicações pessoais, os streamers de jogos tiveram a possibilidade de jogar entre si, o que aumentou o público de cada um dos influenciadores e do jogo.

Uma das principais estratégias do jogo é a conversa entre os participantes, o que faz Among Us um jogo muito sociável. “É um meio de distração pra não surtar durante a quarentena e ajuda a socializar com amigos. Nem sempre dá pra encontrar as pessoas fisicamente e o jogo ajuda com a socialização”, explica o estudante João Gabriel.


 
O jogo Among Us se popularizou e tem atraído a atenção até de celebridades - Foto: Reprodução 

"É um jogo que une a galera. Você e mais nove amigos podem se divertir. Além de ser um formato de jogo muito interessante. Acho que mesmo sem a pandemia eu também jogaria pois é um jogo bem interessante", conta o estudante Pedro Marks. 

Dicas para jogar melhor Among US
 
O Estado de Minas pediu para jogadores experientes darem dicas para os novatos. 

1- "Saiba mentir e tenha um bom álibi. Se um cara mata o seu amigo no jogo, na sua frente, e ele reportar o corpo, será a palavra dele contra a sua" - Pedro Marks

2- “Jogue bastante e pegue as ‘manhas’” - Lucas Maia

3- “Tenha cuidado com as mentiras dos outros jogadores” - João Gabriel 

4- “Ao contrário do que muitos pensam, você pode confiar nos outros e formar equipes. Porém, mantenha o cuidado” - diz Lucas Maia. 

5- “Seja apático e esconda as emoções para não estragar o seu jogo” - Isabela Freitas
 
O jogo também já rendeu paródias em vários canais no YouTube. O Raony Philips, diretor, roterista e criador do Rao TV, fez um episódio de sua série Disk Duny inspirado no jogo. Além disso, outros YouTubers produziram vídeos com histórias inspiradas em Among Us. Veja: 
 

 
 

 
 
* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira