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Febre

Pokémon Go impulsiona tímida estratégia da Nintendo no mercado móvel

O jogo utiliza o sistema de localização por satélite dos smartphones e suas câmeras para encontrar os monstros em lugares do mundo real

AFP

- Foto: AFP / YASSER AL-ZAYYAT

O sucesso inesperado e esmagador do aplicativo móvel do Pokémon Go poderá dar à Nintendo o empurrão que precisava em sua ainda tímida estratégia para o mercado dos 'smartphones' e para ampliar seu público.


Apesar de a Nintendo não ser a idealizadora direta do novo jogo, que virou paixão nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Alemanha, os investidores acreditam que ele dará um forte impulso a casa matriz de Mario e Pikachu.

 

Desde seu lançamento, semana passada, o jogo teve milhares de downloads no mundo todo, apesar de oficialmente só estar disponível em alguns países. Pokemon Go foi desenvolvido por The Pokemon Company - filial da Nintendo - e pelo estúdio Niantic, criado pela Google.

O jogo utiliza o sistema de localização por satélite dos smartphones e suas câmeras para encontrar os monstros em lugares do mundo real, desafiando os jogadores a capturar e treinar estas criaturas para o combate.

 

Nesse contexto de febre Pokémon, as ações da Nintendo na Bolsa de Tóquio dispararam mais 70% na última semana, apesar de o aplicativo não ter sido desenvolvido pela companhia japonesa, mas pelo estúdio Nantics, associado à empresa Pokémon Company, afiliada da Nintendo.

O Pokémon Go ainda não está foi oficialmente disponibilizado no arquipélago. No entanto, os jogadores do mundo inteiro decobriram que é possível baixá-lo criando uma conta na App Store americana para iPhone ou baixando o .APK (que permite a execução o programa) para o sistema Android.

"A recente alta da ação da Nintendo parece excessiva, se se baseia unicamente nos supostos lucros que serão obtidos a partir do Pokémon Go, embora o jogo possa ter implicações para os títulos posteriores (da Nintendo) e para a indústria dos jogos móveis em seu conjunto", diz a nota do analista Junko Yamamura, da Nomura Securities.

Consequentemente, os lucros diretos para a companhia japonesa não são nem serão tão relevantes, dado que o grupo não está diretamente envolvido.

"Os investidores esperam, no entanto, que o Pokémon Go abra um novo capítulo no crescimento futuro da Nintendo", explica Takashi Oba, agente da Okasan Securities em Tóquio.

O criador do Super Mario e do Donkey Kong, baseado em Quioto (oeste), lançou em março "Miitono", seu primeiro jogo móvel dentro do acordo de colaboração com o agregador de conteúdos para smartphones DeNA, uma espécie de rede social lúdica. Para 2017, a companhia prevê lançar outras quatro aplicações.

"Os mercados acreditam que como o Pokémon Go é um grande sucesso, os jogos para smartphone diretamente concebidos pela Nintendo terão a mesma sorte", argumenta Eiji Maeda, analista da SMBC Nikko Securities.

A pequenos pasos
A Nintendo mudou radicalmente sua estratégia de aposta exclusiva em seus consoles pouco antes do falecimento repentino de seu dono Satoru Iwata em julho de 2015. Reticente durante anos a se abrir aos jogos para dispositivos móveis, a companhia se rendeu, reconhecendo que "os tempos haviam mudado".

Isso foi feito em um momento em que os tempos de glória da Nintendo já tinha ficado para trás e que as vendas haviam despencado a um quarto do volume de seus melhores anos.

Desde então, milhares de aplicativos lúdicos para smartphone muito baratos ou gratuitos inundaram o mercado, captando a atenção de 'gamers' e de simples jogadores ocasionais.

Apesar disso, a Nintendo continua insistindo que não pretende criar versões móveis idênticas a seus jogos de console, por considerar que as funcionalidades das máquinas continua, sendo superiores às dos smartphones. A companhia, contudo, que ver como isso se desenvolve após o enorme sucesso do Pokémon Go.

Nascidos há 20 anos, Pikachu e o resto dos mascotes virtuais que o acompanham são vistos com nostalgia por quem cresceu con esses personagem, e a possibilidade de tê-los de volta gratuitamente em seus smartphone gerou grande entusiasmo.

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