Games

Google anuncia novo Nexus Player, aparelho para games e filmes na TV

Produto é concorrente direto da Fire TV da Amazon

Fernanda Machado

O Google anunciou que lançará em novembro o seu próprio console de vídeogame rodando Android, de forma semelhante ao que a Amazon fez com a Fire TV. O nome do aparelho é Nexus Player e ele será capaz de executar vídeos e jogos quando conectado a TV de casa.


Aparentemente, o plano inicial não é de produzir jogos originais para a nova plataforma – algo que a Amazon anunciou que fará. O objetivo deles é disponibilizar apenas o que já existe e for compatível com o Nexus Player. Para jogar, a interface será um controle com formato genérico e semelhante ao padrão de Playstations e Xboxes.

O Nexus Player é bem pequeno e pesa só 235g. Ele roda um processador Intel Atom quad-core 1.8GHz, com uma Imagination PowerVR Series 6 cuidando do vídeo. Tem 1GB de ram e 8GB de memória interna. Para os vídeos, ele roda o pacotão de aplicativos padrão de Smart Tvs e set-top boxes: YouTube, HuluPlus, Netflix, Crackle, Plex e outros.

O sistema operacional será uma versão modificada do Android, batizada com o nome de Android TV. Ele permitirá algumas coisas como buscas usando comandos de voz e sincronização com outros dispositivos Android.

O preço do Nexus Player nos Estados Unidos é de US$ 99. Ele vem com um controle remoto. O controle para jogos é vendido separadamente por US$ 40. As pré-vendas começam em 17 de outubro e o lançamento é no dia 3 de novembro.