Em resposta às reações negativas, uma nova atualização no blog oficial do desenvolvimento do jogo tentou justificar tudo. O principal argumento é que muito precisou ser feito em The Sims 4 para o jogo ter uma base sólida, principalmente em relação às animações e trabalho de som. “Então, ao invés de incluir bebês, nós escolhemos aprofundas nas qualidades que dão vida aos Sims: emoções expressivas e as vezes divertidas; motivações e interações mais credíveis; mais ferramentas para o modo de criação de Sims e um comportamento de Sims mais realista (e as vezes estranho!)”, argumentou a produtora Rachel Franklin.
Ela também disse que existem sete estilos diferentes de caminhada para os Sims, 320 animações relacionadas a emoção e 600 reações a objetos, além de algumas novidades que parecem simples para quem nunca jogou, mas são bem legais para quem acompanha a série: um Sim sentado agora é capaz de conversar com outro em pé, por exemplo.
“Nós estamos construindo uma nova experiência de The Sims com uma fundação em que será possível desenvolver e evoluir baseado no feedback de vocês”, disse Rachel. Apesar de parecer positiva, a afirmação da produtora insinua algo que incomoda os fãs: que a EA está removendo características do jogo base apenas para vendê-las mais tarde como novidades incríveis em expansões e DLCs pagos.
The Sims 4 será lançado exclusivamente no PC no segundo semestre de 2014.