Games

Pesquisa diz que jogos violentos deixam jogadores moralmente mais sensíveis

Fazer maldades em mundos virtuais pode ser positivo, diz estudo

Marcelo Faria

Apesar do senso comum de mães exageradamente preocupadas e políticos desinformados dizer o contrário, jogos violentos podem ajudar a formar pessoas moralmente mais sensíveis, com um código de conduta mais apurado – a constatação veio de uma pesquisa do professor Matthew Grizzard, da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos.


O estudo chegou a conclusão de que cometer atos imorais em mundos virtuais como jogos causa um sentimento de culpa nos jogadores e, com isso, eles se tornam mais sensíveis aos códigos de conduta que foram violados. Isso leva esses jogadores a um comportamento com mais ações voluntárias em benefício de terceiros. O estudo foi publicado no dia 20 de junho nos Estados Unidos, com o nome de “Ser mau em um videogame pode nos deixar moralmente sensíveis” (em inglês: "Being Bad in a Video Game Can Make Us More Morally Sensitive”.)

A pesquisa colocou os participantes em partidas de Operation Flashpoint: Cold War Crisis, um jogo de tiro de 2001 em que parte dos jogadores assumia o papel de terroristas e outra parte de pacificadores das Nações Unidas, que precisavam intervir em uma situação de risco. Depois disso, todos escreviam sobre a experiência.

O grupo que assumia o papel de terroristas relatou experiências relacionadas a culpa e os códigos de conduta que haviam violado. Em paralelo, um outro grupo de participantes foi criado, em que eles não jogavam videogame algum: metade deles escreveu sobre situações em que se sentiram culpados e outra metade sobre um dia normal.

A conclusão foi de que o sentimento de culpa e arrependimento experimentado por quem jogava videogames era similar ao de quem praticava atos passíveis de arrependimento na vida real. Com isso, os autores chegaram a conclusão de que a experiência no jogos poderia ter como consequência um comportamento moralmente mais sensível.

Um segundo estudo está sendo realizado para avaliar se a prática repetida de jogos violentos pode atenuar o efeito positivo verificado na primeira pesquisa. As conclusões deste segundo estudo devem ser publicadas em breve.