A Microsoft abriu a E3 2014, que acontece nesta semana em Los Angeles, com uma conferência focada apenas no mais importante: jogos. Sem falar do Kinect, das capacidades de central de entretenimento do Xbox One ou de qualquer outro assunto que não seja o essencial, os 90 minutos foram reservados para novidades, trailers e detalhes de jogabilidade dos títulos que estão sendo produzidos para a plataforma, tanto exclusivos quanto multiplataformas.
A conferência começou com Call of Duty; Advanced Warfare, o jogo de tiro da Activision que já havia sido anunciado. A novidade é que quem joga no Xbox One terá acesso antecipado aos conteúdos extras do FPS, que deve chegar em novembro deste ano. A franquia Forza teve seus minutos de destaque em seguida, com o anúncio de que o circuito de Nürburgring será incluído gratuitamente em Forza 5 e um trailer mostrando mais de Forza Horizon 2, jogo de corrida em mundo aberto que chega em setembro.
Depois disso a apresentação da Microsoft seguiu em ritmo frenético com um pouco de Evolve, da Turtle Rock; Assassin's Creed Unity – que terá multiplayer cooperativo para até quatro jogadores; e Dragon Age: Inquisition, que também terá conteúdos com lançamento antecipado no Xbox One.
Em seguida, um trailer bem divertido apresentou Sunset Overdrive, o shooter nada sério da Insomniac, que tem um visual cartunesco, colorido e cheio de onomatopeias. No vídeo, jogos de tiro tradicionais, com soldados machões que se escondem atrás de caixas de madeira, foram alvos de chacota, dando a entender que neste jogo o estilo envolve saltos malucos na frente dos inimigos e não táticas semi-realistas de combate. Aproveitando a 'zueira', o assunto seguinte foi Super Ultra Dead Rising 3 Arcade Remix Hyper Edition EX%2b Alpha. Esse nome imenso será um novo DLC para Dead Rising 3 que fará piada com tudo da Capcom, como Street Fighter, Captain Commando e Darkstalkers, além da própria nomeclatura dos seus jogos. Parece bem divertido e terá um modo multiplayer para até quatro jogadores.
Dance Central Spotlight, da Harmonix, foi o assunto em seguida. O jogo de dança usará o Kinect e tem como novidade um modo Fitness. O lançamento, exclusivamente no Xbox One, será em setembro. Fable Legends, da Lionhead, tomou o palco em seguida. O jogo de estratégia já havia sido anunciado no ano passado e foi apenas demonstrado um modo de jogo em que um dos jogadores assume o papel de vilão e avacalha a vida dos outros colegas colocando inimigos e armadilhas no cenário.
O próximo produto apresentado foi Project Spark, a ferramenta de criação de jogos da Microsoft. Também não foram apresentados muitos detalhes, mas Conker, do jogo de 2001 no Nintendo 64, reapareceu nos vídeos, sem deixar claro se ele é um convidado especial ou apenas uma das possibilidades da ferramenta.
O jogo seguinte foi Ori and the Blind Forrest, da Moon Studios. Aparentemente, é um jogo de plataforma em que o personagem principal é uma espécie de esquilo/fada etéreo que é acompanhado por uma espécie de urso de máscara. Tanto o visual quanto a trilha sonora são maravilhosos, remetendo ao estilo de Hayao Miyazaki.
E mesmo depois de tantos jogos bem interessantes, a Microsoft conseguiu arrancar gritos da plateia da sua conferência de imprensa ao anunciar Halo: The Master Chief Collection, basicamente os quatro primeiros jogos da série principal de Halo com modo multiplayer completo, tratamento visual atualizado e até sons melhorados. A coleção ainda permite que os mais saudosos voltem para os gráficos antigos no meio do jogo, escolhendo como prefere jogar. A série Halo: Nightfall, de Ridley Scott, também estará no mesmo pacote, além de acesso antecipado ao beta de Halo 5 Guardians, que começa em dezembro. Parece o tipo de compra essencial para os fãs de Halo.
A euforia continuou nos momentos seguintes, quando foram revelados mais alguns jogos para o Xbox One com lançamento previsto para 2015. Inside, um jogo de plataforma com visuais minimalistas e bem bonitos, da Playdead, os mesmos criadores de Limbo, que apareceu pela primeira vez no Xbox 360.
A equipe da CD Projekt RED subiu ao palco depois disso para apresentar um pouco da jogabilidade de The Witcher 3: Wild Hunt. Basicamente, foi exibida uma caçada a um grifo. Na sequência, Phanton Dust foi anunciado com um trailer – o jogo será um remake/reboot do homônimo lançado no primeiro Xbox, em uma tentativa fracassada de atrair a atenção do público japonês. Sem pausas, a jogabilidade de The Division, da Ubisoft, foi apresentada em seguida, mostrando que o estilo do jogo é bem semelhante aos últimos Rainbow Six, com todo o sistema de cobertura e foco em táticas de equipe.
Depois foi a vez de Scalebound, da Platinum Games, os mesmo criadores de Bayonetta. Apenas um trailer foi apresentado. Parece que o personagem principal do jogo enfrenta criaturas imensas com a ajuda de uma espécie de dragão, bem no estilo de alta fantasia japonesa. E para fechar a conferência, Crackdown 3 foi anunciado com um vídeo em que um grupo de superpoliciais do futuro detona um chefão do crime da forma mais espalhafatosa e explosiva possível. Bem no clima da franquia, que é exclusiva da Microsoft.
A conclusão após 90 minutos de jogos, a sensação é de que, depois de anos focando na parte multimídia dos seus consoles, a Microsoft finalmente ouviu os fãs. Ao encerrar a conferência, Phill Spencer, chefe da divisão Xbox, disse exatamente isso, acrescentando: “Nós continuaremos ouvindo vocês”.