Games

Steam Greenlight pode ser tirado do ar pela Valve em 12 meses

Motivo é a evolução do sistema de publicação de jogos

Fernanda Machado

Apesar de ter sido abraçado pela comunidade de jogadores e desenvolvedores, o Steam Greenlight pode estar com os dias – ou melhor, meses – contados. O rumor veio com uma postagem no Twitter de Jonathan Biddle, diretor de design da Curve Studios. “Nós conversamos com a Valve na GDC e eles disseram que o Greenlight vai acabar em 12 meses”, disse ele. A postagem é coerente com uma fala de Gabe Newell, o chefão da Valve, no começo deste ano. “Nosso objetivo é fazer com que o Greenlight acabe. Não porque não é útil, mas porque estamos evoluindo”, afirmou.


Supostamente, a ideia da Valve é acabar com o sistema de votação do Greenlight, que dariam lugar a 'lojas' com destaques escolhidos pela comunidade. E com isso, qualquer desenvolvedor poderia colocar seu produto no Steam, como é na App Store, por exemplo.

Atualmente, estúdios menores e independentes que queiram lançar um jogo no Steam precisa antes conseguir votos no Greenlight, que opera como uma área de testes do Steam, para ser aprovado pela comunidade e lançado na plataforma de distribuição digital.