Games

Após 16 dias, 'Twitch Plays Pokemon' vence o jogo e chega ao fim

Saga teve mais de 35 milhões de visualizações

Marcelo Faria

Após 16 dias, sete horas e quarenta e cinco minutos, o experimento 'Twitch Plays Pokemon' finalmente chegou ao fim, com a vitória da comunidade sobre a Elite Four e Blue, o rival de Red e 'último chefão' do jogo.


Para quem não acompanhou, as devidas explicações: utilizando o portal de transmissões ao vivo Twitch, um usuário criou uma sala com um jogo de Pokemon Red, mas com um sistema em que os espectadores poderiam jogar enviando comandos para o chat. O resultado disso foi uma aventura bem caótica, mas que conquistou uma comunidade fiel durante sua duração, com incontáveis memes, imagens e outras homenagens aos acontecimentos do jogo, mas baseados em uma interpretação alternativa dos fatos do jogo que gerou uma narrativa compartilhada única.

Como eram muitas pessoas e muitos comandos diferentes ao mesmo tempo, Red, o protagonista do jogo, andava a maior parte do tempo em movimentos inconstantes, com o menu de pausa sendo chamado a todo instante, transformando as ações mais básicas do jogo, como cortar uma árvore, em desafios imensos. Mas justamente essas dificuldades e problemas se tornaram o charme do experimento: um dos intens do jogo, o Helix Fossil, era algo impossível de ser utilizado ou jogado fora, mas a todo momento acabava sendo acessado e nada acontecia. Com o tempo, alguns jogadores elevaram o fóssil ao nível de divindade do jogo. A piada foi bem longe, com uma loja de camisas inspirada e pichações no mundo real.

Outro bom exemplo de como o caos estimulou a criatividade são os nomes dados aos Pokemons: como todo mundo manda comandos ao mesmo tempo, o Pidgeot que foi capturado logo no começo do jogo e 'carregou' o time até o fim, recebeu o nome de aabaaajss, mas seu apelido da comunidade era de 'Bird Jesus'. Já o Venomoth que foi batizado como AATTVVV ganhou a alcunha de 'All Terrrain Venomoth' e, mais tarde, após uma das batalhas contra a Elite Four, recebeu também o título de Dragon Slayer, pela vitória sobre o treinador Lance, especializado em Dragões.

No total, foram 21 tentativas mal sucedidas de vencer a Elite Four e Blue. Na 22ª tentativa, o Zapdos AA-j (Archangel of Justice) foi crucial para a vitória. Veja um vídeo com a batalha final e os créditos rolando: