Games

Nintendo confirma que comprou ações da família de Yamauchi

Não foi confirmado se todos herdeiros do ex-presidente venderam suas participações

Fernanda Machado

A Nintendo completou sua operação de comprar de volta algumas de suas ações e, entre os investidores que 'devolveram' os papéis da empresa, estão herdeiros de Hiroshi Yamauchi, lendário ex-presidente da companhia. Não foi revelado se todos os quatro filhos de Yamauchi venderam suas ações, nem se todas foram vendidas. Quando faleceu, Hiroshi era o acionista majoritário da Nintendo, com aproximadamente 10% da empresa.


Segundo a Bloomberg, nesta operação 9,5 milhões de ações foram compradas ao preço de 12.025 ienes por ação, totalizando 114 bilhões de ienes, algo como 2,69 bilhões de reais.

A Nintendo foi fundada pelo avô de Hiroshi em 1889. Ele foi quem a transformou na maior empresa de videogames do mundo. Yamauchi assumiu o comando nos anos 50 e logo no começo tentou acelerar o crescimento da Nintendo, que fazia cartas de baralho. Ele tentou diversificar os negócios com uma frota de táxis, uma rede de motéis e mais tarde contratou Shigeru Miyamoto como funcionário, dando início a era moderna da companhia. Sua aposentadoria foi em 2002, quando passou o bastão para Satoru Iwata. Ele morreu em setembro de 2013.