Entenda por que Adele está sendo acusada de transfobia

Discurso da cantora ao vencer prêmio de Artista do ano no BRIT awards gerou polêmicas nas redes sociais

Divulgação
Adele (foto: Divulgação)
 

Adele está sendo acusada de ter sido transfóbica em seu discurso no BRIT Awards, que aconteceu na última terça-feira (08/02). A fala se deu após a cantora vencer o prêmio de Artista do Ano e rendeu muito nas redes sociais.

 

Vale explicar que, pela primeira vez desde o início da premiação, não há destinção de gênero na categoria de artista do ano, como ‘cantor’ ou ‘cantora’. A ideia é “reconhecer a todos exclusivamente pela música e trabalho, em vez de como escolhem se identificar ou como outros podem vê-los”. Em seu discurso, Adele disse:

Diria que entendo porque o nome deste prêmio mudou, mas realmente amo ser mulher e ser uma artista feminina. Eu amo. Estou muito orgulhosa de nós, realmente estou.

Adele

 

Nas redes sociais, a fala não pegou bem. Alguns internautas falam até em boicote à obra da cantora, alegando que a britânica ofendeu pessoas não binárias. Mas há, também, quem defenda Adele, como a jornalista e ativista de direitos humanos Inna Shevchenko.

 

"Bem-vindos ao Admirável Mundo Novo Inclusivo. Agora dizer 'realmente amo ser uma mulher, realmente amo ser uma artista feminina' é o suficiente para ser rotulada como TERF (termo usado de maneira pejorativa para denominar feministas que excluem direitos de pessoas trans) e transfóbica". Além do prêmio de Artista do Ano, Adele venceu nas categorias Álbum do Ano e Música do Ano.

 

Confira na íntegra o discurso de Adele, dado ao vencer o prêmio de Artista do Ano no BRIT Awards: