Uai Entretenimento

RISCO

Entenda o que é embolia gasosa disseminada, ocorrida com Paulo Gustavo

O falecimento do humorista Paulo Gustavo nesta última terça-feira (04/05), chamou a atenção de forma alarmante para a situação brasileira perante o coronavírus. Sem vacinas e enfrentando dificuldades com o SUS, a doença aumenta e afeta as pessoas de forma mais cruel. 



Alguns médicos explicaram o que é a embolia gasosa disseminada, que ocorre quando bolhas de ar entram no sistema circulatório, causando graves obstruções. 

Segundo o pneumologista Arthur Feltrin, a embolia por trombose é mais comum e possui um tratamento simples, porém, a do humorista era a mais grave. 

Vale lembrar que a embolia gasosa pode ser local "ou pode ser uma situação mais delicada e com mortalidade maior, que é a embolia gasosa disseminada - ou seja, que começa em órgão específico e o gás é disseminado para outros órgãos", finaliza Arthur Feltrin.

 

Ao correlacionarmos com a covid-19, podemos constatar que "quanto maior o tempo de necessidade de ventilação mecânica de uma paciente, maior é a chance de ocorrer complicações", conta a médica Patrícia Canto.

 

Ainda não há confirmações sobre o velório de Paulo, que faleceu no Rio de Janeiro. Contudo, especula-se que o enterro será realizado na cidade carioca.