Morre de COVID Ribah Nascimento, vocalista e guitarrista do Placa Luminosa

Grupo que abriu o Rock in Rio em 85, tinha como líder e guitarrista José Ribamar do Nascimento, Ribah, que, aos 71 anos, morreu na noite desta quinta-feira

Instagram/Reprodução
Ribah Nascimento, vocalista e guitarrista do Placa Luminosa, que morreu de COVID, aos 71 anos (foto: Instagram/Reprodução )

A primeira banda a se apresentar no histórico Rock in Rio de 1985 foi a brasiliense Placa Luminosa, que à época acompanhava Ney Martogrosso, responsável pelo show de abertura. O grupo tinha como líder e guitarrista José Ribamar do Nascimento, o Ribah, que, aos 71 anos, morreu na noite desta quinta-feira (14/10), às 19h, no hospital de campanha do Gama, no Distrito Federal, vítima da COVID-19. O músico, que ultimamente vivia entre São Paulo e Taguatinga, deixou cinco filhos.

Inicialmente, uma bem sucedida banda de baile, a Placa Luminosa surgiu no final da década de 1960. O nome veio do título de uma canção com a qual o cantor e compositor Clodo Ferreira venceu o primeiro festival do Ceub em 1972.
A banda classificou-se em segundo lugar no Festival dos Festivais, promovido pela TVGlobo, com Mira Ira; e ao longo da carreira lançou nove discos e um DVD, além de acompanhar, em gravações grandes nomes da música popular brasileira, entre os quais Tim Maia, Jorge Benjor e César Camargo Mariano.

Entre os muitos sucessos estão as músicas 'Fica Comigo', 'Velho Demais', 'Mira Ira' e 'Ego'.
Ribah também era compositor, arranjador e produtor musical. Ainda na década de 70, ao lado do irmão, Ribah deixou Brasília e seguiu para São Paulo, para tentar a sorte como músico. Na capital paulista, os dois formaram uma banda antes do Placa Luminosa, batizada Corrente de Força. Com pouco tempo, o grupo emplacou 'Sino Sinal Aberto', de Clodo Ferreira, na Rádio Excelsior.

O primeiro sucesso como Placa Luminosa foi 'Velho Demais', música de abertura da novela 'Sem Lenço e Sem Documento', da TV Globo (1977). Ainda se apresentaram no Festival dos Festivais (Globo) com a canção 'Mira Ira', ao lado de Tarancon e Mirim Mirah, chegando em 2º lugar geral. Na reta fina da década de 80, a banda alcançou o maior sucesso nacional, com 'Fica Comigo', na novela 'Top Model' (1989), e 'Ego', trilha de 'Mico Preto' (1990), ambas da Globo.

MAIS SOBRE E-MAIS