Zuza Homem de Mello, pesquisador musical, morre em SP aos 87 anos

Jornalista e escritor, ele era um dos principais responsáveis pela preservação da memória artística do país

Portal UAI 04/10/2020 12:16
Poliane Brandão/Divulgação
Zuza e a esposa, Ercília Lobo, que utilizou as redes sociais para confirmar a morte do companheiro. (foto: Poliane Brandão/Divulgação)
Morreu, neste domingo, o músico, jornalista e escritor Zuza Homem de Mello, aos 87 anos. Ele estava dormindo em sua casa, na cidade de São Paulo, quando sofreu um infarto. O óbito foi confirmado por familiares de Zuza.

Zuza era tido como um dos expoentes da pesquisa musical no país. Seu mais recente trabalho, finalizado na última terça-feira (29), consiste na biografia do cantor João Gilberto. Pelo Instagram, a esposa de Zuza, Ercília Lobo, lamentou a partida do companheiro.

“Com enorme dor no coração, comunico que perdemos o nosso querido Zuza. Ele morreu dormindo, de infarto, depois de brindarmos na noite de ontem todos os seus projetos bem sucedidos. Em 35 anos de uma vida compartilhada, pude testemunhar o amor desse homem pela vida, pelo seu trabalho e pela música. Zuza nos deixou em paz, após viver uma vida plena”, informa o texto, assinado, também, por filhos e netos do jornalista.

Biografia


Zuza começou no jornalismo em 1956, com uma coluna de jazz para o jornal Folha da Noite. Foi para Nova York, nos Estados Unidos e, depois de certo tempo, voltou ao Brasil. Assumiu a engenharia de som da TV Record e ajudou a emissora a viabilizar a contratação de artistas internacionais. De 1977 a 1988, teve um programa com seu nome na rádio Jovem Pan, em São Paulo.

Ele trabalhou, também, em O Estado de S. Paulo e dirigiu shows e festivais de jazz. Também atuou na produção de álbuns musicais e escreveu livros como Música popular brasileira cantada e contada.

MAIS SOBRE E-MAIS