Morre percussionista Kunka, um dos fundadores do Clube do Samba

O músico teve falência múltipla dos órgãos, em decorrência de um câncer no pâncreas

Gustavo Sá Teles/Divulgação
Morre aos 67 anos, Kunka, que integrou o grupo Samba & Choro e foi um dos fundadores do Clube do Samba (foto: Gustavo Sá Teles/Divulgação)
Morreu, aos 67 anos, o percussionista Wilson Elpídio Cunha Filho, mais conhecido como Kunka. A causa do óbito, que ocorreu na noite de segunda-feira (24/8), foi falência múltipla dos órgãos, em decorrência de um câncer no pâncreas. O músico, servidor aposentado do Banco do Brasil, que deixou dois filhos, integrou grupos como Primas e Bordões e Samba & Choro. Ele participava frequentemente de rodas de samba em vários pontos da capital federal.
 
Paraibano de Campina Grande, Kunka chegou a Brasília em 1966 e iniciou a carreira musical como instrumentista na década de 1970. Foi um dos fundadores do Clube do Samba, que funcionou por dois anos no Teatro Galpão. Durante algum tempo, teve o cargo de diretor social da AABB, onde promoveu shows de dois sambistas legendários, Jamelão e Nelson Cavaquinho.

Na sequência da trajetória, nos anos 1990, participou de vários shows, com destaque para os do mestre Cartola -- em apresentação na Universidade de Brasília --, Choro Livre e Dois de Ouro, formado por Hamilton de Holanda e Fernando César, no Clube do Choro. Mas na década seguinte que o percussionista passou a ter atuação ainda mais efetiva ao criar o Samba & Choro, que cumpriu longa temporada, aos sábados, no Bar do Calaf, entre 2002 e 2008 e chegou a lançar um disco.

MAIS SOBRE E-MAIS