Documentação de bar A Obra não vale, diz porta-voz do Corpo de Bombeiros

Tenente Pedro Aihara afirma que vistoria na casa noturna na Savassi foi realizada dentro da lei

Mariana Peixoto 11/02/2020 15:28
Beto Novaes/EM/D.APress
(foto: Beto Novaes/EM/D.APress)
O Bar A Obra permanecerá interditado, até que sejam solucionadas as questões relacionadas pelo Corpo de Bombeiros em vistoria do local, que apontam para situação de risco iminente, segundo afirma o porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara.

Para reabrir, a casa precisa ter um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Para obter tal documento é necessário um projeto de prevenção a incêndio. “Caso seja aprovado pela corporação e implementado, após a vistoria final (dos bombeiros), o documento será emitido para que a casa funcione normalmente”, diz o porta-voz

De acordo com Aihara, o Laudo Técnico para Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico aprovado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea) que a casa noturna possui não tem validade.
 
“Um projeto contra incêndio tem que obedecer às exigências do Corpo de Bombeiros, que é quem normativamente responde por isto. Se não tem AVCB, não tem documentação”, afirma Aihara.

Na madrugada do último sábado (8), por volta das 3h, a casa passou por uma vistoria do Corpo de Bombeiros, que identificou uma série de irregularidades, apontadas em Boletim de Ocorrência. Entre as questões apontadas, estava um estreitamento da escada de acesso principal; pé direito baixo da escada; obstrução da saída principal; além da ausência do AVCB.

Ainda de acordo com Aihara, o horário avançado da fiscalização está “completamente legal”. “O Corpo de Bombeiros não tem restrição de horário. Para a fiscalização em casas noturnas, é recomendada a vistoria nos horários de funcionamento.”

Segundo o porta-voz, uma força-tarefa realizou uma vistoria em vários estabelecimentos de Belo Horizonte no sábado passado. Além d'A Obra, também foram interditados o estacionamento do Mercado Novo e o bar Bilhar, na Região Central.

MAIS SOBRE E-MAIS