Sede da produtora do Porta dos Fundos é atacada com coquetel molotov

Bombas foram lançadas na madrugada desta terça-feira. Especial de Natal que retrata um Jesus Cristo homossexual é alvo de polêmica e até ações na Justiça

Estado de Minas 24/12/2019 18:24
Divulgação
O especial de humor 'A Primeira Tentação de Cristo' (foto: Divulgação)

A sede da produtora responsável pela criação dos vídeos do grupo de humor Porta dos Fundos foi alvo de um ataque na madrugada desta terça-feira, véspera de Natal.  A empresa fica no Bairro do Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro e o ataque aconteceu às 4h.

A assessoria de imprensa do grupo informou que dois coquetéis-molotov foram lançados contra a fachada do imóvel e que se não fosse um segurança para conter o fogo, a sede da produtora seria completamente incendiada.  O quintal e a recepção da empresa sofreram danos.
Em nota, o grupo humorístico afirmou que "condena qualquer ato de ódio e violência e, por isso, já disponibilizou as imagens das câmeras de segurança para as autoridades, para o Secretário de Segurança, e espera que os responsáveis pelos ataques sejam encontrados e punidos". Ressaltou ainda que seguirá em frente "mais unido, mais forte e mais inspirado pela liberdade de expressão".

Polêmica 

No último dia 19, a Justiça do Rio negou um pedido de liminar para que o especial de Natal do Porta dos Fundos fosse removido da Netflix. A ação foi movida pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura. A instituição alega que o programa de humor ofendeu a honra de milhões de católicos, no qual "Jesus é retratado como um homossexual pueril, Maria como uma adúltera desbocada e José como um idiota traído".

No ar desde 3 de dezembro, o especial de humor A Primeira Tentação de Cristo começa com Jesus sendo surpreendido com uma festa de aniversário de 30 anos. A certa altura, Maria e José, seus pais, fazem uma revelação "bombástica": ele foi adotado e seu verdadeiro pai é Deus (a quem ele apenas conhece como o Tio Vitório). Sem entregar muito do enredo, outra das surpresas é que Jesus poderia estar em um relacionamento com outro homem. Um abaixo-assinado online já tem mais de 2,2 milhões de assinaturas contra a exibição do especial. Políticos e líderes religiosos também usaram as redes sociais para demonstrar insatisfação com o filme.

MAIS SOBRE E-MAIS