Cefart ganha novo espaço na Avenida dos Andradas, em BH

Prédio de 3,3 mil metros quadrados vai abrigar atividades do Centro de Formação Artística e Tecnológica da FCS, além de um novo palco de teatro

por Mariana Peixoto 26/11/2018 08:30
Paulo Lacerda/FCS
(foto: Paulo Lacerda/FCS)

No apagar das luzes da gestão 2015-2018 da Fundação Clóvis Salgado, será inaugurado nesta segunda-feira (26) um novo prédio do maior equipamento cultural de Minas Gerais. Localizado na Floresta, ao lado da Serraria Souza Pinto, o Cefart Andradas vai abrigar atividades do Centro de Formação Artística e Tecnológica da FCS, como também o Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado, até então localizado em Marzagão, Sabará.

Além disdo, o Cefart Andradas contará com um novo palco. O Teatro João das Neves, que homenageia o dramaturgo, diretor e ator morto em agosto, será o local de apresentações dos alunos dos cursos do Cefart. O prédio, com 3,3 mil metros quadrados divididos em quatro andares, foi cedido pelo Governo do Estado à FCS – anteriormente ali funcionava o Departamento Estadual de Telecom de Minas Gerais (DETEL-MG).

Um projeto arquitetônico aprovado pela FCS para a devida adequação do prédio não foi executado por falta de tempo hábil. Desta maneira, para que fosse ocupado agora, houve algumas mudanças. “O prédio tinha muitas divisórias de madeira. Elas foram retiradas, deixando os espaços mais flexíveis. Temos agora salas de 300 metros quadrados”, comenta o diretor do Cefart, Vilmar Sousa.

ENDEREÇOS

O Cefart, que conta atualmente com 680 alunos (que fazem cursos básicos e técnicos, com duração de dois a cinco anos), terá suas atividades divididas em três endereços. No Palácio das Artes continuarão as escolas de dança, música, teatro, artes visuais e tecnologia da cena. No Cefart Liberdade são desenvolvidas atividades para os alunos da música. Já a unidade Andradas ficará a cargo das práticas (ensaios, apresentações), bem como dos cursos que eram desenvolvidos em Marzagão (cenografia e serralheria, por exemplo).

O Teatro João das Neves, diz Sousa, é uma “caixa cênica modular, que pode ser modificada de acordo com cada proposta de montagem.” A primeira montagem a ocupar o espaço será Eclipse solar, com direção de Ricardo Alves Jr. O espetáculo dos formandos do curso de teatro do Cefart vai estrear nesta quinta-feira, cumprindo temporada até 15 de dezembro.

Para a inauguração, todos os espaços do prédio estarão abertos à população nesta segunda-feira, a partir das 19h. Um cortejo conduzido pelo Palhaço Amador, personagem de Thiago Amador, ex-aluno do Cefart, dá início à programação.

No térreo, o público vai conhecer o mobiliário do Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado, onde são produzidos os cenários das montagens da FCS. No primeiro andar, haverá uma apresentação dos alunos da escola de dança, que vão apresentar a coreografia Re rosas. No segundo andar, onde ficarão guardados os figurinos da FCS (aproximadamente 9 mil peças), o público verá os cenários de algumas montagens, além de trechos do espetáculo Pipiripau, interpretado pelo coral infantojuvenil do Cefart.

A programação ainda vai trazer uma cena da ópera O holandês errante, de Richard Wagner, mais recente produção da FCS; a coreografia Redescobrir, do aluno de dança Walleyson Malaquias, que dançará ao som do piano de André Brant. No Teatro João das Neves, a cantora Titane, viúva do diretor homenageado, participará de um tributo a ele.

CEFART ANDRADAS
Avenida dos Andradas, 763, Centro. Inauguração hoje, às 19h. Entrada franca. Informações: (31) 3236-7400.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE E-MAIS