Prefeitura de Belo Horizonte abre cadastro de blocos de rua para o Carnaval 2019

O registro fica disponível até 19 de novembro no site de eventos da Belotur

23/10/2018 20:37
Alexandre Guzanshe/EM
(foto: Alexandre Guzanshe/EM)
Os mais de 400 grupos de foliões que animam o carnaval de de BH  já podem começar a esquentar os tamborins. A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) abriu, nesta terça-feira (23), o cadastro de blocos de rua da capital. O registro permite à prefeitura planejar demandas como desvio de trânsito limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os desfiles. O formulário, que fica disponível até 19 de novembro, pode ser feito no site de eventos da PBH.

Os cortejos que pretendem sair fora do período oficial da folia deverão comunicar seus planos diretamente a cada um dos órgãos municipais - segurança, trânsito e limpeza urbana -  para que eles tomem as devidas providências. 

A novidade deste ano é que o mapa disponibilizado para a definição dos trajetos exibirá algumas das restrições de circulação previstas, (locais com risco de alagamento, por exemplo), além de rotas e ambulâncias, circuito de desfile de escolas de samba e blocos caricatos, feiras, palcos oficiais, túneis, viadutos, passarelas, áreas hospitalares, percurso do foliônibus e trajetos essenciais para a fluidez do trânsito na cidade.

Vale lembrar que o cadastro não é obrigatório, mas os blocos que não realizarem o procedimento não contarão com a infraestrutura disponibilizada pela Belotur, que inclui banheiros químicos, fechamento de vias, divulgação, segurança e limpeza. Outra vantagem proporcionada pelo alistamento é a possibilidade de participar  do Edital de Subvenção, que oferece auxílio financeiro para os desfiles. A inscrição no Edital de Subvenção é gratuita e está prevista para novembro de 2018.

Como funciona
A ferramenta da Prefeitura permite que os representantes cadastrem até dois percursos por bloco, inserindo informações como data, horário, local de concentração, trajeto e dispersão, com o auxílio de um mapa. A Belotur também disponibiliza um guia com dicas para os organizadores.

Informações: 3277-9702

MAIS SOBRE E-MAIS