Justiça admite erro contra Harvey Weinstein

Produtor é acusado de assédio em Hollywood

AFP 19/10/2018 08:30
Procurador que atua no caso envolvendo acusações de estupro feitas ao produtor reconheceu que uma denunciante foi aconselhada pela polícia a apagar “mensagens comprometedoras” de seu celular
STEPHANIE KEITH/AFP
Harvey Weinstein e seu advogado, Ben Brafman, que questiona credibilidade das acusações (foto: STEPHANIE KEITH/AFP)

Um novo e vergonhoso erro do procurador de Manhattan no caso Harvey Weinstein veio à tona: ele admitiu ontem que um inspetor da polícia de Nova York havia aconselhado uma das mulheres acusadoras do produtor cinematográfico a apagar de seu telefone celular tudo o que ela considerasse vergonhoso.

Em uma carta datada de terça-feira (16) e enviada ao advogado de Harvey Weinstein, a procuradora-adjunta responsável pelo caso reconheceu que o inspetor havia feito esta recomendação a duas acusadoras que apresentaram cinco outras denúncias contra Weinstein, correspondentes a um suposto estupro em 2013 e de sexo oral forçado em 2006. “Meu gabinete pediu à demandante que entregasse todos os smartphones que ela usou enquanto esteve em contato com os acusados”, disse a procuradora-assistente Joan Illuzzi-Orbon em uma carta à imprensa.

Como a demandante se preocupava com mensagens “privadas” que pudessem ser transmitidas ao procurador nesta ocasião, o detetive que dirigia a investigação para a polícia de Nova York, Nicholas DiGaudio, aconselhou que “apagasse tudo o que não queria ver antes de entregar os telefones”, disse a procuradora-adjunta.

Embora a assistente Illuzzi-Orbon garanta que a demandante entregou todo o conteúdo de seus telefones ao procurador, esta admissão enfraquece ainda mais a procuradoria, que teve que abandonar na quinta-feira passada uma das acusações contra o produtor de 66 anos, por “inconsistências” no depoimento de testemunhas.

“Este novo fato mina ainda mais a integridade de uma acusação já deficiente”, disse o advogado de Harvey Weinstein, Ben Brafman, citado por seu porta-voz.

Embora Weinstein tenha sido acusado de abuso sexual por cerca de 80 mulheres, o processo aberto contra ele no primeiro semestre deste ano se baseou nas denúncias de apenas três mulheres. Depois da decisão de quinta-feira retrasada, somente se mantiverem as acusações de duas mulheres. A terceira, Lucía Evans, a única cujo nome havia sido divulgado, perdeu credibilidade depois que uma testemunha disse que aceitou praticar sexo oral em Weinstein, com a esperança de obter um papel.

O afastamento de Evans do caso se deveu em parte a um erro do inspetor DiGaudio, que não revelou ao procurador a existência deste testemunho contraditório.

MAIS SOBRE E-MAIS