Literatura de Cordel é reconhecida com Patrimônio Cultural Brasileiro

Título foi concedido em unanimidade pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

por Redação EM Cultura 20/09/2018 09:28
Reprodução: Ministério da Cultura
(foto: Reprodução: Ministério da Cultura)
A literatura de cordel passou a integrar o inventário do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Concedido em unanimidade, o título foi anunciado nesta quarta-feira (19) pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A cerimônia de reconhecimento contou com a presença do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

A literatura de Cordel, ou simplesmente Cordel, é um gênero literário popular escrito em versos rimados, que abordam os mais variados assuntos - do cotidiano de pessoas comuns a atos heróicos. Entre os autores mais conhecidos desta modalidade estão o pernambucano Apolônio Alves dos Santos, autor do folheto Maria Cara de Pau e O Príncipe Gregoriano, e Cego Aderaldo (1878-1967), cearense homenageado com um monumento na cidade de Quixadá (CE). 

No calendário, 1º de agosto é a data destinada a celebrar o Dia do Poeta do Cordel. A Academia Brasileira de Literatura de Cordel foi fundada em 1988. A instituição conta com um dos mais importantes acervos do gênero e é um dos principais centros de manutenção da tradição popular. Na internet, o site da Fundação Casa Rui Barbosa, de acesso gratuito, disponibiliza mais de 2.000 obras deste tipo de Literatura. 

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE E-MAIS