Morre aos 100 anos o fotógrafo mineiro Assis Horta

O corpo está sendo velado no Cemitério Parque da Colina, no Bairro Nova Cintra em Belo Horizonte. O sepultamento será às 16h desta terça-feira, 7

por Francelle Marzano 17/04/2018 14:47
ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D. A. PRESS
(foto: ALEXANDRE GUZANSHE/EM/D. A. PRESS)
Aos 100 anos, o fotógrafo mineiro Assis Horta faleceu nessa segunda-feira, 16, em Belo Horizonte. O velório será realizado nesta terça-feira, 17, no Cemitério Parque da Colina, no Bairro Nova Cintra, em BH. O sepultamento está marcado para às 16h. 

Nascido em 1918 em Diamantina, Assis completou seu centenário no último 28 de fevereiro. De acordo com informações repassadas por Iki Horta, neto de Assis Horta, o falecimento do fotógrafo se deu por conta da idade avançada. 

Assis Horta aprendeu a fotografar ainda jovem, em sua cidade natal, com Celso Werneck de Castro, do estúdio Foto Werneck, de quem se tornou auxiliar. Nos anos 1930, comprou a loja do patrão. Nascia a Foto Assis, que funcionou até 1967. 

Ele também foi funcionário do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e eternizou o patrimônio arquitetônico e a sociedade de Diamantina em fotos. 

O mineiro foi um dos primeiros fotógrafos a retratar trabalhadores para a foto da carteira de trabalho, criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas (1882-1954), com o advento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A exigência fez com que os trabalhadores fossem, muitos deles pela primeira vez, a um lugar que ainda era para poucos: os estúdios fotográficos.
 
Assis Horta/Divulgação
(foto: Assis Horta/Divulgação )
 

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE E-MAIS