Atriz francesa Danielle Darrieux morre aos 100 anos

Ícone da beleza de sua geração, ela participou de mais de uma centena de filmes

por AFP 19/10/2017 09:46
Jean-Loup Gautreau/AFP
Seu último papel foi no filme '8 Mulheres' (2007), de François Ozon. (foto: Jean-Loup Gautreau/AFP)
A atriz francesa Danielle Darrieux faleceu na terça-feira, 17, aos 100 anos, depois de participar de mais de uma centena de filmes, com frequência interpretando personagens muito elegantes. O estado de saúde ''havia deteriorado um pouco recentemente após uma queda'', afirmou seu companheiro, Jacques Jenvrin.

A atriz morreu em casa, no noroeste da França. Arquétipo da beleza de sua geração, loira e delicada, teve um início de carreira precoce e aos 14 anos participou de Semente do mal, do diretor Billy Wilder.

Ela trabalhou em Hollywood e na Broadway nos anos 1930 e foi aclamada pelo filme romântico A sensação de Paris, de 1938. Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou durante a ocupação nazista da França, inclusive para o estúdio Continental, dirigido pelos alemãs, o que a levou a ser chamada de colaboracionista.
 
Apesar disso, após a libertação da França pelos aliados, Darrieux continuou emplacando sucessos, especialmente sob a direção do cineasta francês Max Ophuls, em filmes como O prazer e Conflitos de amor.

Também participou em Cinco dedos, de Joseph Mankiewicz, e interpretou a rainha da Espanha em Entre o amor e o trono, de Jean Cocteau. Também integrou o elenco de Duas garotas românticas, de Jacques Demy.

Mais recentemente apareceu em 8 Mulheres, de François Ozon, e em 2007 emprestou sua voz para a animação Persepolis, indicada ao Oscar.

Darrieux se casou três vezes, com o cineasta Henri Decoin, o milionário Porfirio Rubirosa e o roteirista Georges Mitsinkidès, que faleceu nos anos 1990. Com este último, adotou um filho, que morreu pouco depois do marido.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE E-MAIS