Atriz francesa Danielle Darrieux morre aos 100 anos

Ícone da beleza de sua geração, ela participou de mais de uma centena de filmes

AFP
Seu último papel foi no filme '8 Mulheres' (2007), de François Ozon. - Foto: Jean-Loup Gautreau/AFP
A atriz francesa Danielle Darrieux faleceu na terça-feira, 17, aos 100 anos, depois de participar de mais de uma centena de filmes, com frequência interpretando personagens muito elegantes. O estado de saúde ''havia deteriorado um pouco recentemente após uma queda'', afirmou seu companheiro, Jacques Jenvrin.

A atriz morreu em casa, no noroeste da França. Arquétipo da beleza de sua geração, loira e delicada, teve um início de carreira precoce e aos 14 anos participou de Semente do mal, do diretor Billy Wilder.

Ela trabalhou em Hollywood e na Broadway nos anos 1930 e foi aclamada pelo filme romântico A sensação de Paris, de 1938. Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou durante a ocupação nazista da França, inclusive para o estúdio Continental, dirigido pelos alemãs, o que a levou a ser chamada de colaboracionista.
 
Apesar disso, após a libertação da França pelos aliados, Darrieux continuou emplacando sucessos, especialmente sob a direção do cineasta francês Max Ophuls, em filmes como O prazer e Conflitos de amor.

Também participou em Cinco dedos, de Joseph Mankiewicz, e interpretou a rainha da Espanha em Entre o amor e o trono, de Jean Cocteau. Também integrou o elenco de Duas garotas românticas, de Jacques Demy.

Mais recentemente apareceu em 8 Mulheres, de François Ozon, e em 2007 emprestou sua voz para a animação Persepolis, indicada ao Oscar.

Darrieux se casou três vezes, com o cineasta Henri Decoin, o milionário Porfirio Rubirosa e o roteirista Georges Mitsinkidès, que faleceu nos anos 1990. Com este último, adotou um filho, que morreu pouco depois do marido.
.