Orquídeas são as estrelas do fim de semana no Minascentro

Com entrada franca, Feira e Exposição Nacional de Orquídeas terá várias gêneros da planta expostos além de uma área gourmet

por Redação EM Cultura 13/10/2017 10:44

Ed Alves/CB/D.A Press
'Queremos incentivar a formação de orquidófilos, atrair adeptos e alcançar as novas gerações', afirma a presidente da Associação Mineira de Orquidófilos. (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

Elas estão em toda parte – supermercados, feiras, floriculturas, varandas, dentro de casa e nos jardins. Com diferentes espécies e cores, tornaram-se paixão de muita gente. Um programa diferente para este feriadão é visitar a 38ª Feira e Exposição Nacional de Orquídeas, com entrada franca, no Minascentro.


Vários gêneros da planta estão expostos. Entre eles se destacam Vanda, Cymbidium, Oncidium, Cattleya e Epidendrum (considerado o mais fácil de cultivar). Para os interessados em levar orquídeas para casa, os preços variam de R$ 20 a R$ 300.

Além da exposição e da feira de flores, há oficinas e palestras para adultos e crianças sobre os cuidados necessários para o cultivo. ''Queremos incentivar a formação de orquidófilos, atrair adeptos e alcançar as novas gerações'', afirma Denise Vasconcelos, presidente da Associação Mineira de Orquidófilos e organizadora do evento.

Segundo ela, poucos conhecem os cuidados que essa flor exige. ''Orquídea é considerada hobby. Muitos têm interesse de adquiri-la, mas sem a paciência de esperar o tempo de florescimento. Inúmeras vezes vejo orquídeas em boas condições descartadas'', observa Denise.

Orquídeas demoram até três meses para se adaptar a novos ambientes. Muitas vezes, os intervalos de floração chegam a dois anos. ''É preciso combinar iluminação, quantidade de água e tempo de sombra'', ensina a presidente da Associação Mineira de Orquidófilos.

Nativa de Minas Gerais e do Espírito Santo, a Cattleya warneri, que floresce no Sudeste do Brasil, é a homenageada deste ano. No Minascentro, o público verá micro-orquídeas, espécies estrangeiras e brasileiras, além de plantas híbridas. Denise Vasconcelos calcula que 12 mil pessoas passarão por lá até domingo.

CLIQUE Outra atração é o concurso Amo Fotografar Orquídeas. O objetivo é proporcionar uma experiência diferente, especialmente para os jovens, que não tiveram contato com fotos reveladas em papel.

''É importante lançar outras linguagens para as novas gerações, que veem o mundo na dimensão das poucas polegadas da tela de um celular. Esses jovens poderão revelar seus registros fotográficos em grandes tamanhos'', afirma a presidente da Associação Mineira de Orquidófilos.

O concurso terá duas categorias: selfie com orquídeas e close das flores. Cada participante poderá fazer o upload de até três fotos. Os vencedores ganharão prêmios, a ampliação especial da foto e uma orquídea. Os registros devem ser feitos na própria feira.

''Vejo a orquídea como uma válvula de escape para notícias ruins e dias estressantes. Parar, cuidar e contemplar a beleza das flores não tem preço. É uma terapia'', garante Denise Vasconcelos.

ÁREA GOURMET Um espaço dedicado à gastronomia será montado no Minascentro. Estandes exibirão produtos mineiros – cervejas artesanais, doces, geleias e queijos. Os expositores são Armazém da Vovó Ninite, Azeite de Borriello de Andradas, Queijo do Gir, Doces da Serra Mineira e Cerveja Artesanal JaLapa, entre outros.

38ª FEIRA NACIONAL DE ORQUÍDEAS
Minascentro. Rua Guajajaras, 1.022, Centro. Sexta-feira (13) e sábado (14), das 9h às 20h; domingo (15), das 9h às 17h. Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS