Aos 81 anos, morre Ruth Escobar

A atriz e empresária estava internada no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, por conta do Alzheimer

por Estadão Conteúdo Estado de Minas 05/10/2017 15:31

Vera Godoy/EM
Ruth Escobar durante entrevista ao Estado de Minas em 1985 (foto: Vera Godoy/EM)

Faleceu nesta quinta-feira, 5, a atriz e empresária Ruth Escobar, de 81 anos. A informação foi confirmada pela Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo.

Ruth estava internada no Hospital Nove de Julho, em São Paulo. Ela sofria de Alzheimer e vinha sofrendo com a doença nos últimos anos.

 

A filha de Ruth, Pat Escobar, lamentou a morte de sua mãe em sua página do Facebook: "Partiu! Mãe! Saudades de tudo! O Christian estará aí para te receber! Agora só amor, paz, descanso... saudade!". 

 

 

Diversos artistas também usaram suas redes sociais para lamentar a morte da atriz. O dramaturgo Aimar Labaki afirmou: "Nunca foi santa. Mas sem mulheres como ela, não se constrói um país. Descanse em paz, Ruth. Obrigado por tudo".

O jornalista Mario Viana, o produtor João Carlos Couto, o cineasta Lufe Steffen e a atriz Mika Lins também prestaram homenagens a Ruth.

Trajetória

Nascida em 1936, em Portugal, Maria Ruth dos Santos Escobar estava internada no Hospital Nove de Julho, em São Paulo. O velório será no teatro que leva o nome da atriz, ainda sem horário confirmado.

Em 2006, a atriz que sofria de Alzheimer foi interditada, a pedido da filha Patricia, e seu patrimônio passou a ser administrado por um escritório de advocacia.

Ícone do teatro brasileiro, Ruth foi destaque na vanguarda nos anos 1960 e 1970, com a companhia Nova Teatro e com a realização do 1º Festival Internacional de Teatro, em 1974. Mudou-se para o Brasil em 1951 e casou-se com o filósofo Carlos Henrique Escobar. Em 1958, viajou para a França, onde participou de cursos de interpretação.

MAIS SOBRE E-MAIS