Projeto Verbogentileza promove ações para incentivar a solidariedade em BH

Sexta-feira será cheia de atividades na Praça Tiradentes

Marcos Vieira/EM/D.A Press
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O nome do projeto é Verbogentileza. A intenção é incentivar as pessoas a cuidar de si próprias, dos outros e da cidade. Criada em 2016, a iniciativa vem trabalhando, ao longo do último ano, uma série de ações que parecem simples, mas que buscam envolver a todos.


“Começamos o projeto usando as redes sociais, mas entendemos que só faz sentido estar na internet à medida em que conseguimos acontecer também na vida real. Por isso criamos ações em Belo Horizonte afora. A ideia é chamar a atenção”, explica Patrícia Tavares, coordenadora da Produtora Do Brasil, que idealizou o projeto.

Hoje, das 9h às 19h, várias ações foram programadas para a Praça Tiradentes, no encontro das avenidas Afonso Pena e Brasil, no Bairro Funcionários. Estão previstos café da manhã (das 10h às 13h), distribuição de balões e de balas (10h às 14h), escola de circo (14h30 às 16h30), dança com grupo BeHoppers (12h às 14h) e show de blues (17h às 19h).

A ação desta sexta-feira é realizada em parceria com a Drogaria Araújo. “Pegamos os restos de papelão que geram lixo na drogaria e os levamos para o artista Léo Piló. Com seu coletivo, ele transformou aquele lixo em corações coloridos que serão colocados, a partir das 11h, na Afonso Pena a partir da estátua de Tiradentes. Queremos que as pessoas deixem nos corações recados com sugestões do que pode ser feito para melhorar Belo Horizonte”, convida Patrícia.

De 2016 para cá, ações como a de hoje foram desenvolvidas em outros locais de BH. Na Praça Sete, por duas ocasiões, foram doadas flores. No Horto, em frente ao bar Zona Last, as pessoas foram convocadas a pintar um muro. No Mercado do Cruzeiro, houve outra ação para pintar um muro junto com o coletivo Quarto Amado. Na Savassi, houve o encontro com um grupo de dança no Dia Internacional da Felicidade.

EM JULHO O Verbogentileza promove o seu próprio festival. Em 2016, o Festival Gentileza foi realizado em outubro, na Praça da Liberdade. Este ano, o evento está marcado para 21 a 23 de julho, na Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia. Haverá um jardim comestível – o Piquenique de Ideias – com grupos de discussão. O encerramento terá show da cantora Ná Ozzetti.

“Nosso intuito não é criar nada novo. Porém, juntar as pessoas que estão pensando da mesma maneira para tentar deixar a cidade mais colorida, viva e alegre”, conclui Patrícia.

PROJETO VERBOGENTILEZA
Hoje, das 9h às 19h. Praça Tiradentes, Bairro Funcionários.

MAIS SOBRE E-MAIS