Até domingo, Expominas vai se transformar na Terra do Sol Nascente

Festival Japão em Minas começa às 14 horas desta sexta-feira

26/02/2016 08:00
Divulgação
Oficinas de ikebana estão entre as atrações do festival (foto: Divulgação)
O Senhor Miyagi, do Karatê Kid, foi um mestre para você? Power Rangers fizeram parte de sua infância? Animes, mangás e pipas contam um pouco de sua história? Bem, esse é um sinal de que o 5º Festival Japão em Minas também é para você. O evento, que tem início nesta sexta e se estende até domingo, celebra a cultura nipônica em BH. Com atrações que vão da gastronomia a oficinas de arte, o festival transita do universo tradicional ao mundo pop.

Aliás, é curioso notar: dos aficcionados pela cultura contemporânea japonesa em BH, raríssimos têm laços sanguíneos com a Terra do Sol Nascente. É o caso de Juliana Costa, de 23 anos, curadora da sala de música e dança J-Pop. O interesse dela pelo país se deu desde muito cedo. "Tudo começou quando ainda era quase bebê. Animes chamavam mais a minha atenção do que outras animações. Eram incríveis todos aqueles golpes dos Rangers”, comenta. Na era pré-internet, Juliana articulou uma rede de amigos com o mesmo interesse. Naquela época, descobriu os mangás e, meio sem querer, os hentais (desenhos com personagens sensuais).

A universitária Micaela Amaral, de 22 anos, também não carrega DNA japonês, mas vai se apresentar na sala de J-Pop pelo segundo ano consecutivo. Ela teve o primeiro contato com o Japão por meio da TV e foi buscar mais referências no Orkut. Foi lá que aderiu a comunidades ligadas a cosplays, mangás e animes.

“Na internet, descobri que mais pessoas perto de mim gostavam dessa cultura. Então, começamos a marcar reuniões em praças, parques e shoppings”, explica Micaela. Logo, ela e os amigos formaram um grupo de K-Pop, especializado em covers de bandas coreanas. Até domingo, vários deles vão se apresentar no Expominas. Ela destaca que é justamente no campo da música que há muita comunhão entre a cultura coreana e japonesa. Por isso nenhum estranhamento em ver grupos de K-Pop fazendo apresentações de J-Pop no Festival.
 
TAIKO Juliana Costa lembra que o festival vai muito além do universo pop. E cita como uma de suas atividades favoritas as apresentações de taiko (percussão japonesa). Também estão programadas cerimônias do chá, oficinas de mangá, origami e pipamodelismo, além de concursos de cosplay e a eleição da Miss Nikkei. A organização espera receber cerca de 25 mil visitantes no Expominas.

FESTIVAL JAPÃO EM MINAS
Expominas. Avenida Amazonas, 6.030, Gameleira. Nesta sexta-feira, das 14h às 22h. Sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 10h às 19h. R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia). Programação completa: www.festivaldojapaominas.com.br

Atrações
» ANIME
Nesta sexta – Das 14h às 17h. Mezanino 2
Domingo – 10h. Mezanino 2

» CERIMÔNIA DO CHÁ
Nesta sexta – 15h, 16h, 18h e 19h
Amanhã – 14h, 15h, 16h, 17h e 19h
Domingo – 11h, 13h e 14h

» DANÇA J-POP
Sábado – Das 14h às 16h
Domingo – Das 11h às 13h

» OFICINA DE IKEBANA
. Inscrições 10 minutos antes da aula
Nesta sexta – 15h, 16h, 18h, 19h e 20h
Sábado– 11h, 12h, 14h ,15h, 16h, 17h30min, 18h30min e 19h30min
Domingo – 11h, 12h, 14h, 15h e 16h

MAIS SOBRE E-MAIS