Lygia Fagundes Telles é recomendada pela UBE ao Nobel de Literatura

A União Brasileira de Escritores enviará o nome da escritora para a Academia Sueca

por Correio Braziliense 04/02/2016 08:23
Jair Bertolucci/Reprodução
Lygia Fagundes Telles é autora de grandes obras como 'As meninas' (foto: Jair Bertolucci/Reprodução)
A paulista Lygia Fagundes Telles, 92 anos, será recomendada pela União Brasileira de Escritores (UBE) para o Prêmio Nobel de Literatura de 2016. De acordo com informações da UBE, o nome da escritora foi enviado, nesta quarta-feira (3), para a Academia Sueca, responsável pela premiação. Isso não garante o nome de Lygia entre os selecionados. O anúncio oficial dos concorrentes ao Prêmio Nobel de Literatura será divulgado em outubro em Estocolmo, na Suécia.

Ainda, segundo a associação UBE, a escolha por Lygia foi feita por unanimidade. “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável”, comenta Durval de Noronha Goyos, presidente da entidade em comunicado oficial.

Lygia Fagundes Telles é autora de grandes obras como As meninas (1973) e Invenção e memória (2000), ambas agraciadas com o Prêmio Jabuti. Seus livros foram traduzidos em várias línguas, entre elas, espanhol, inglês, francês, espanhol e tcheco, além de terem sido adaptadas para o cinema, o teatro e a televisão. É vencedora do Prêmio Camões 2005 pelo conjunto da obra.

MAIS SOBRE E-MAIS