Menino de 10 anos criador do Museu de Luiz Gonzaga vai ganhar prêmio

Montado na casa de taipa do avô, local passa por problemas estruturais: o telhado foi danificado e as paredes acumulam umidade

por Diário de Pernambuco 01/02/2016 10:45

Ronuery Rodrigues/Divulgação
Espaço foi lançado no dia do aniversário do forrozeiro (foto: Ronuery Rodrigues/Divulgação)
Ao criar o Museu de Luiz Gonzaga em Dom Quintino, no Cariri (Ceará), Pedro Lucas Feitosa, de apenas 10 anos, não esperava enfrentar problemas estruturais. Montado na casa de taipa da bisavó, o espaço tem sofrido com a ação da chuva. O telhado foi danificado e as paredes acumulam umidade.

Apesar das dificuldades, o menino se esforçou para organizar o acervo antes da visita da secretária de cultura do Crato, Dane de Jade. Quando percebeu o esforço do menino, que fez questão de mostrar cada detalhe do projeto, a cearense decidiu doar um quadro com uma imagem do Rei do Baião. A visita foi realizada na sexta-feira (29).

Além de doações, a história do dono do museu, que divide a rotina entre a escola e a "administração" do local, tem atraído admiradores. De acordo com a assessoria de imprensa do menino - um dos reflexos do sucesso de Pedro Lucas Feitosa -, ele vai ganhar o Troféu Personalidade da 2ª Mostra Cultural de Dom Quitino, organizado por um grupo de pessoas da localidade, marcada para o dia 27 de fevereiro. A história do museu também vai virar museu.

A ideia de montar um museu em homenagem a Luiz Gonzaga nasceu há dois anos. Caminhando pelo Museu do Gonzagão, em Exu, cidade natal do músico, Pedro começou a imaginar como seria se ele pudesse ter algo parecido na rua onde mora: "Não tinha nada daquele jeito por aqui". O presidente da ONG Parque Aza Branca, responsável pelo centro, Júnior Parente, se orgulha pela contribuição. "Fico feliz em saber dessa história. Significa que Gonzaga continua vivo ao ponto de um menino de 10 anos ter despertado o interesse em criar um museu para homenageá-lo", comemora.

 

Facebook/Reprodução
O menino ganhou um presente da secretária de cultura do Crato, Dane de Jade (foto: Facebook/Reprodução)
 

MAIS SOBRE E-MAIS