Harper Lee lidera vendas de livros em 2015 nos EUA

Escritora americana liderou as vendas de livros em 2015 nos Estados Unidos com 'Vá, coloque um vigia'

por AFP 05/01/2016 11:23

Grupo Editorial Record
'Vá, coloque um vigia', é a segunda obra de Harper Lee após o sucesso de quase 55 anos de 'O sol é para todos' (foto: Grupo Editorial Record)
A escritora americana Harper Lee, de 89 anos, liderou as vendas de livros em 2015 nos Estados Unidos com Vá, coloque um vigia, sua segunda obra após o sucesso de quase 55 anos de O sol é para todos.


Segundo dados do instituto Nielsen, Lee vendeu 1,6 milhão de exemplares em papel de seu novo trabalho, lançado nos Estados Unidos em 14 de julho. O primeiro, O sol é para todos, foi publicado em 1960 e vendeu aproximadamente 30 milhões de cópias. Vá, coloque um vigia, editada por Harper Collins, põe em cena, 20 anos mais tarde, os mesmos personagens de seu primeiro livro, considerado uma obra-prima do século XX por seu retrato da injustiça racial na era da depressão no sul dos Estados Unidos.

 

Chip Somodevilla/Getty Images
Harper Lee vive, atualmente, em uma casa de repouso no Alabama (foto: Chip Somodevilla/Getty Images)
Seu manuscrito foi descoberto nos arquivos da escritora em 2014. Harper Lee vive, atualmente, em uma casa de repouso em sua cidade natal, Monroeville, no Alabama, e sofre deficiências visuais e auditivas.

 

Na lista dos livros mais vendidos de 2015, ficou em segundo lugar Velha escola, o décimo volume da série O diário de um banana de Jeff Kinney, que vendeu 1,5 milhão de exemplares em papel nos Estados Unidos. Completando o pódio, em terceiro lugar, a quarta parte da série Cinquenta tons de cinza, da britânica E.L. James, com 1,4 milhão de cópias vendidas desde seu lançamento nos Estados Unidos em 18 de junho.

MAIS SOBRE E-MAIS