George Martin perde prazo e novo livro de 'Game of Thrones' não sai antes da 6ª temporada da série

Notícia foi compartilhada pelo autor da série em seu blog oficial. Com atraso, nova temporada da HBO pode antecipar informações de 'Ventos do Inverno'

por Lucas Rage 02/01/2016 12:51
Reuters / Denis Balibouse
George R.R. Martin, pai de Westeros e escritor de 'Game of Thrones': escrita não saiu e sexto livro continua sem data definida (foto: Reuters / Denis Balibouse)

2016 pode ver uma situação inusitada para fãs de 'Game of Thrones'. Pela primeira vez, quem acompanha as intrigas dos Sete Reinos de Westeros pela televisão terá as cartas na manga e poderá dar spoilers a - vejam só - leitores assíduos da saga escrita por George R.R. Martin.

A inversão de papéis é culpa de ninguém menos que o próprio Martin, que falhou com o último prazo para entrega do manuscrito de 'Os Ventos do Inverno', sexto livro da franquia. A data final deveria ter sido cumprida no último dia de 2015, o que não aconteceu.

A notícia foi compartilhada com os fãs de Martin em seu blog oficial neste sábado, 02 (leia aqui o original).

''Vocês queriam uma atualização. Aqui está ela. Vocês não vão gostar'', alertou o escritor na postagem. Confira a nota:

''Acreditem em mim, não me dá prazer algum digitar essas palavras. Vocês estão desapontados, e vocês não estão sozinhos. Meus editores e publicadores estão desapontados, HBO está despontada, meus agentes e editoras estrangeiras estão desapontados... mas ninguém está possivelmente mais desapontado que eu.

Durante meses eu tenho desejado por nada além de ser capaz de dizer: 'eu completei e entreguei 'Os Ventos do Inverno' na data ou antes do último dia de 2015'.

Mas o livro não está pronto.

Nem é provável que fique pronto amanhã, ou semana que vem. Sim, há muito escrito. Centenas de páginas. Dúzias de capítulos. (Aqueles relatos de 'não há páginas prontas' são loucura, o tipo de jornalismo lixo da internet que aprendi a desprezar). Mas há também muito a escrever.

Ainda estou a meses de completá-lo...e isso se a escrita for bem. (Algumas vezes vai, algumas vezes não). Faltam capítulos a escrever, é claro...mas também a reescrever. Sempre reescrevi muitas coisas, às vezes só aparando as arestas, às vezes grandes reestruturações''.


Em um acordo com Martin e produtores da HBO, ficou acertado que 'Os Ventos do Inverno' seria publicado antes do lançamento da sexta temporada da série, agendada para estrear em abril.

Isso dava um prazo para a editora lançar o livro até março, o que significa que o manuscrito de Martin deveria ter sido entregue em outubro (o que, obviamente, não aconteceu).

'Distrações'

Em seu blog, George R.R. Martin justifica o atraso com 'viagens e distrações de outros projetos' ou simplesmente o temido bloqueio de escritor. ''Às vezes a escrita acontece, as vezes ela falha. Esta é uma verdade para mim desde os meus vinte anos'', explica ele em sua mea culpa.

Afinal, a série vai estragar o livro?


Pelo jeito, a pergunta que está na boca de todos os fãs de 'Game of Thrones' continua sem resposta. Nem por parte do póprio Martin.

''Talvez. Sim e não. Olhe, eu nunca pensei que a série poderia algum dia alcançar os livros, mas alcançou'', diz ele. ''O seriado correu mais rápido que eu havia antecipado, e eu andei mais devagar''.

Para a tristeza dos fãs, Martin encerra seu 'textão' sem definir uma data para a entrega do livro. E deixa um recado para os apaixonados por Westeros.

''Curtam o seriado, curtam os livros. Enquanto isso, continuarei escrevendo. Um capítulo por vez, uma página por vez, uma palavra por vez. Isso é tudo que sei fazer''.

A resposta? Resta pagar para ver e esperar a próxima temporada de 'Game of Thrones' em abril ou, para os fãs da escrita de Martin, sabe-se lá quando (e torcer para não tomar spoilers no processo).

MAIS SOBRE E-MAIS