Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura homenageia Fábio Lucas

Oitava edição homenageou conjunto da obra de escritor que é um dos maiores nomes da crítica literária do estado

por Isabella Souto 23/12/2015 13:02

Aos 84 anos, o escritor mineiro Fábio Lucas Gomes foi o vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, entregue ontem pela manhã pelo governador Fernando Pimentel (PT) durante cerimônia realizada no Palácio das Artes. Em sua oitava edição, o prêmio tem quatro categorias – conjunto da obra, poesia, ficção e jovem escritor – e tem o objetivo de promover e divulgar a literatura brasileira, reconhecendo grandes nomes nacionais e abrindo espaço para jovens escritores do estado. Foram distribuídos R$ 212 mil entre os agraciados.

Vencedor da categoria conjunto da obra, Fábio Lucas lecionou literatura brasileira em várias universidades do exterior e foi presidente da União Brasileira de Escritores e diretor do Instituto Nacional do Livro. Autor de dezenas de livros e mestre de gerações de críticos literários e autores mineiros, o prefessor tem obras de referência como O caráter social da literatura brasileira (1970, vencedor do Prêmio Jabuti), Vanguarda, história e ideologia da literatura (1985) e Mineiranças (1991). Em discurso emocionado, ele destacou a importância da valorização do professor e do escritor – duas profissões que, ressaltou, são vistas como “não compensadoras”.

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Durante cerimônia, Fábio Lucas destacou importância da valorização do escritor e do professor (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
“Na história pretérita do Brasil, acumulou-se a noção que professor e escritor se contentam apenas com as glórias, não pensam em remuneração. Essas duas categorias precisam ser levadas ao primeiro plano, porque é deles que se forma a grande consciência nacional”, afirmou o premiado.

 

Fábio Lucas, que dedicou parte de sua obra às análises das relações entre literatura e sociedade, ainda defendeu que, de todas as formas de arte, a literatura é aquela que mais se aproxima da expressão coletiva.

O prêmio da categoria poesia foi destinado ao poeta, contista, crítico e ensaísta Marcus Vinícius Teixeira Quiroga Pereira. Ele é autor de 18 livros de poesia, entre eles Manual de instruções para cegos e O xadrez e as palavras, e acumula na sua carreira prêmios da Fundação Biblioteca Nacional e Jabuti.

 

A categoria ficção (conto) teve como vencedor o escritor e artista visual Jozias Benedicto de Moraes Neto, contemplado com Como não aprender a nadar. O primeiro livro de contos dele, Estranhas criaturas noturnas, foi finalista do concurso Sesc de Literatura 2012/2013.

ITUIUTABA

Com a obra Ylus, o dragão de papel, Estevão Luís Bertoni Araújo foi o agraciado na categoria Jovem Escritor Mineiro. Aos 24 anos, ele mora em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, e é professor de inglês. Há nove anos, ele já havia vencido o 12º Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação/Projeto Memória, como o trabalho Quem tem medo da Nísia Floresta?. Em 2007, Estevão Araújo, venceu o Prêmio Branquinho da Fonseca, em Portugal, com o livro infanto-juvenil O dono da festa.

Em discurso, o governador Fernando Pimentel (PT) fez questão de parabenizar os vencedores e enaltecer a importância da literatura para o país. “Tenho um respeito e admiração muito grande por aqueles que lutam com palavras. Vocês são muito importantes para a construção da nação que queremos. É um exército grande de lutadores que merecem nosso respeito e admiração”, afirmou o governador. “Que a luz de Minas continue vindo das palavras de vocês”, completou.

Representantes do Sindicato dos Eletricitários de Minas Gerais (Sindieletro) aproveitaram a presença de Fernando Pimentel no Palácio das Artes para fazer uma manifestação na porta do local. Eles não puderam entrar no evento, mas conseguiram do governador a promessa de interceder junto à direção da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para que seja dada uma solução à greve da categoria, iniciada em 25 de novembro.

MAIS SOBRE E-MAIS