Fotógrafos mineiros registram nudez de casal gay em plena Avenida Paulista

Projeto 'Chicos', de Fábio Lamounier e Rodrigo Ladeira, levou os namorados Marlon e Felippe à via que já foi cenário de ataque homofóbico

por Bossuet Alvim 24/07/2015 15:09

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Fábio Lamounier e Rodrigo Ladeira/Chicos/Reprodução
Ideia de posar na avenida partiu dos modelos, como forma de protesto contra o preconceito: ''lugar onde aconteceu um ato de intolerância contra gays e contra a humanidade'' (foto: Fábio Lamounier e Rodrigo Ladeira/Chicos/Reprodução)
Munidos "só de adrenalina e coragem", dois namorados tiram as roupas e posam para as lentes de fotógrafos mineiros na Avenida Paulista, ícone de grandiosidade e frieza na megalópole que é São Paulo. Realizada na madrugada, em cerca de uma hora, a sessão de fotos precisou ser furtiva — "a gente fazia as fotos e voltava correndo, se escondia", conta Fábio Lamounier, que assina o ensaio com Rodrigo Ladeira. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 24, pelo site Chicos.


A ideia de ficar nu no coração da maior cidade do país partiu dos próprios modelos, Felippe e Marlon, como uma forma de apropriação do espaço urbano que já foi cenário de violência contra homossexuais. "Escolhemos posar juntos na Avenida Paulista. O mesmo lugar onde aconteceu a tal 'lampadada', um ato de intolerância contra gays e contra a humanidade", relatam os jovens, referindo-se ao ataque homofóbico sofrido por um rapaz em novembro de 2010, na mesma via agora ocupada pelas formas do casal gay. 

 

"Pôr-se nu sobre a avenida é evidenciar a própria fragilidade dela e das estruturas que ela representa: há de ser utópico, e repensar uma cidade nua dos tantos preconceitos, verdadeiramente amorosa mesmo sob o céu cinza", escrevem os fotógrafos na apresentação das imagens. 

 

Projeto em aberto

As fotos de Marlon e Felippe integram o Chicos, projeto multimídia lançado em junho por Ladeira e Lamounier. A iniciativa dos artistas  belo-horizontinos retrata experiências pessoais de homens gays e a relação deles com seus corpos. Em fotos e vídeos, os personagens entregam detalhes da própria vivência e revelam histórias de autodescoberta, relação com a imagem e a reação da família à homossexualidade.

 

Os 'chicos' que posaram para Fábio e Rodrigo podem ser vistos no site oficial do projeto, que tem caráter colaborativo e conta com a adição de novos autores e modelos. Lançado em Belo Horizonte há um mês com exposição na Benfeitoria, o trabalho chega à capital paulista neste sábado, 25, em mostra no Elevado (Rua Dr. Albuquerque Lins, 489 - Santa Cecília). Mais informações pela página do evento no Facebook.



MAIS SOBRE E-MAIS