'Twerker' e 'e-cigarette' entram no dicionário Oxford

A palavra 'Twerker' tem visto o seu uso explodir nos últimos anos após uma polêmica apresentação da cantora americana Miley Cyrus em 2013

por AFP - Agence France-Presse 25/06/2015 11:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
GETTY Images North America/AFP/Neilson Barnard
A cantora Miley Cyrus durante apresentação da MTV, em Nova York (foto: GETTY Images North America/AFP/Neilson Barnard)
O prestigiado dicionário britânico Oxford anunciou nesta quinta-feira que este ano adicionou 500 novas palavras, incluindo "twerker", popularizada pela dança da cantora Miley Cyrus, "webisode" e "e-cigarette".

Para uma palavra consiga entrar nesta venerável instituição, deve ter sido utilizada em jornais ou em romances há, pelo menos, dez anos.

A definição de "Twerking" ou "twerker" do Oxford, traduzida para o português, fala no ato de realizar uma dança "de maneira provocante, usando movimentos das nádegas e quadris, pernas dobradas". A dança tem suas raízes na cidade norte-americana de Nova Orleans e remonta ao início dos anos 1990, segundo o dicionário.

A palavra tem visto o seu uso explodir nos últimos anos após uma polêmica apresentação da cantora americana Miley Cyrus em 2013.

Os dicionários Oxford, no entanto, descobriram que "twirk" foi utilizado pela primeira vez em 1820 em referência a um "movimento de torção ou empurrão". O verbo teria surgido em 1848, tornando-se, a partir de 1901, "twerk".

Outro novo verbete é o de "e-cigarette", descrito como "um dispositivo em forma de cigarro contendo um líquido de nicotina ou outras substâncias que podem ser vaporizadas e inaladas para simular a experiência de fumar".

Também aparecem "Twitterati" que qualifica os usuários da rede social ou ainda "webisode", um vídeo curto que pode ser um episódio de série dramática ou cômica, divulgado online. A palavra teria sido usada pela primeira vez em 1996.

Outra novidade é "Flotus" que corresponde ao acrônimo em inglês de Primeira-dama dos Estados Unidos ("First Lady of the US", ndlr). "Potus", que designa o presidente americano, já aparece no dicionário.

MAIS SOBRE E-MAIS