Amazon vai pagar escritores independentes por cada página lida

Novo sistema de remuneração da fornecedora de e-books pode alterar estilo de escrita dos autores

por AFP 22/06/2015 20:12

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
AFP PHOTO/Nicholas KAMM
(foto: AFP PHOTO/Nicholas KAMM)
O gigante do comércio on-line Amazon anunciou nesta segunda-feira que começará a remunerar por página lida os autores independentes que publicarem suas obras na plataforma Kindle Direct Publishing. A mudança será efetiva a partir de 1º de julho, segundo um comunicado do grupo americano, que insiste que este novo sistema só será aplicado aos autores que se autopublicam sem a mediação de uma editora.

"Fizemos esta mudança em resposta aos comentários de autores que querem que ajustemos nossas remunerações segundo o tamanho dos livros e a quantidade de vezes em que eles são lidos", disse o grupo de Jeff Bezos. Consequentemente, "o autor será pago em função de cada página lida pelos consumidores", concluiu a Amazon.

Até agora, a remuneração dos autores autoeditados no Kindle Direct Publishing se baseava apenas na quantidade de vezes em que o livro era baixado, levando-se em conta apenas os livros que haviam sido lidos em mais de 10%. Embora seja elogiado por muitos autores, este sistema é criticado pelos que escrevem livros longos.

Segundo um cálculo da Amazon, agora o autor de um livro de 100 páginas lidas 100 vezes ganharia mil dólares; e um autor de um livro de 200 páginas lidas 100 vezes, 2 mil dólares. Em nível literário, este procedimento pode favorecer que os capítulos terminem cheios de suspense, em detrimento de outros gêneros.

MAIS SOBRE E-MAIS