Débora Falabella vive uma mulher que perde o controle na peça 'Mantenha fora do alcance do bebê'

Surto acontece durante entrevista com assistente social num processo de adoção

por Estado de Minas 15/06/2015 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Leekyung Kim/DIVULGAÇãO
Débora Falabella e Jorge Emil em cena do espetáculo que estreou no fim de semana em São Paulo (foto: Leekyung Kim/DIVULGAÇãO)
Uma mulher (Débora Falabella) é entrevistada por uma assistente social (Anapaula Csernik). Essa é uma etapa do processo de adoção de um bebê. Contudo, durante a conversa, a mulher perde o controle e isso leva à presença no local do marido da entrevistada, Rubens (Jorge Emil). Fora dali, uma superpopulação de lobos toma ruas, calçadas e linhas de metrô. Dentro da sala, um lobo selvagem acompanha em silêncio o desenrolar da conversa.

“É muito próprio da poética da Silvia, de suas escolhas, este local de iminência no qual coloca seus personagens, do flagrante descompasso entre eles e o cotidiano que os cerca”, comenta o diretor Eric Lenate, responsável pela encenação de 'Mantenha fora do alcance do bebê', intrigante peça de Silvia Gomez, que estreou na última sexta-feira, para convidados, e iniciou, no dia seguinte, a 1ª Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos, no Centro Cultural São Paulo.

Diretor de peças como a recente 'Ludwig e suas irmãs', Lenate conta que seu olhar para esta montagem surgiu a partir do lobo. “Quantas possibilidades existem de se ‘amarrar’ um lobo selvagem? O que significa esse ‘amarrado’ para o quadro total do espetáculo? Conseguem perceber como Silvia nos ceifa qualquer possibilidade de sermos tacanhos ao abordá-la?”, diz. “A maioria de nós está cotidianamente à beira de um colapso. Poucos temos a coragem de admiti-lo.”

Lenate admira a capacidade de Silvia em dar voz ao desespero humano, franca e abertamente, sem rodeios ou concessões. A mostra de dramaturgia continua com 'O taxidermista', de René Piazentin, que estreia no dia 10 de julho, e 'Memórias impressas', de Claudia Schapira, a partir de 31 de julho.

Os três textos foram premiados em um edital, entre mais de 200 inscritos. As sessões se realizam de sexta a domingo e são gratuitas.

MAIS SOBRE E-MAIS