Humorista Bruno Motta apresenta adaptação de peça da Broadway em BH

Texto '1 milhão de anos em 1 hora' tem apresentação única na capital nesta sexta-feira

por Carolina Braga 08/05/2015 09:51

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Marcos Guimaraes/Divulgação
(foto: Marcos Guimaraes/Divulgação)
O humorista Bruno Motta está seguro de que fez a escolha certa. Enquanto espectador, já viu 'Long story short' três vezes na Broadway, em Nova York. Foi justo por gostar tanto do texto de Colin Quinn, com direção de Jerry Seinfeld, que resolveu trazer a peça para o Brasil. Virou '1 milhão de anos em 1 hora', com versão para o português assinada por Marcelo Adnet. O espetáculo está em cartaz somente hoje, no Teatro Sesiminas.


“O que me fascinou foi a ideia de contar a história do mundo condensada”, diz. Bruno está sozinho em cena e, com a ajuda de um antiquado projetor de slides, vai contando passo a passo a história do planeta, acrescentando graça e observações mordazes sobre a evolução do mundo. “O desafio foi manter a piada e trocar o olhar do americano pelo brasileiro. Basicamente, mudamos o ponto de vista”, detalha.

O espetáculo apresenta, em exatos 60 minutos, 15 quadros. Começa no homem das cavernas e suas tribos e chega ao mundo capitalista, obviamente em uma aproximação bem crítica, aliás, como é a marca de Seinfeld, Motta e Adnet. “Diziam os gregos: ‘conhece-te a ti mesmo’ e ‘torna-te o que tu és’. O problema é quando você conhece-te a ti mesmo e acaba descobrindo-te que tu não és grandes coisas”, diz Bruno em um dos trechos da peça.

'1 milhão de anos em 1 hora' atravessa importantes períodos históricos, descobertas, reis, rainhas, ditadores e presidentes, regiões e religiões. Além da tradução, a versão feita por aqui ganhou um “bloco” a mais dedicado à história brasileira. Como se trata de uma franquia, ou seja, uma versão brasileira para um produto da Broadway, a liberdade de improvisação é mais contida. Bruno garante que não é nada que o engesse em cena.

Motta estreou a montagem em 9 de janeiro, em São Paulo. De lá para cá, além da temporada na capital paulista, também fez pré-estreias no interior do Espírito Santo e em Roraima. “O público riu de tudo e em todos os lugares a que eu fui. Isso me deixou feliz e orgulhoso.”

'1 Milhão de Anos em 1 Hora', com Bruno Motta
Sexta, 20h30. Teatro Sesiminas. Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, (31) 3889-2003. R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

MAIS SOBRE E-MAIS