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S.O.S. Broadway

Sucesso de Alanis Morissette se transformará em musical na Broadway

A meca do teatro musical passa por uma crise criativa, embora as bilheterias continuem em alta

Samir Mendes

Capa do disco 'Jagged little pill', de Alanis Morissette, que vai virar musical na Broadway - Foto: DivulgaçãoApós anos de especulação e incertezas, a cantora Alanis Morissette finalmente confirmou, em entrevista ao site da revista Billboard, que está trabalhando em uma adaptação de seu disco de maior sucesso, 'Jagged little pill', de 1995, para a Broadway. Dessa forma, a canadense seguirá o caminho percorrido por outros artistas do mundo pop, como Bono Vox, Green Day e Sting, que também produziram musicais na famosa avenida. Essa tendência, que é relativamente recente, leva à discussão para a qual é difícil chegar a um consenso satisfatório: a Broadway precisa de novas ideias e mais trabalhos originais?


Superficialmente, o coração da indústria teatral americana vai muito bem, obrigado. Em 2014, mais de 13 milhões de pessoas assistiram a peças e musicais produzidos no bairro de Manhattan, arrecadando US$ 1,36 bilhões (cerca de R$ 4,28 bilhões), segundo números da Broadway League, sindicato da indústria do local, um aumento de 14% em relação a 2013 e também valor recorde na rica história de produções do local. No entanto, apesar do sucesso financeiro, é preciso também analisar os produtos que tem sido entregues.


De acordo com Charles Isherwood, jornalista do New York Times e um dos mais influentes críticos da Broadway, a próspera situação financeira não deve ser confundida por um bem-sucedido momento artístico. “Os excelentes números são uma consequência da venda de ingressos caros e de shows tradicionais como 'Wicked' e 'O rei leão'. A maioria dos musicais da Broadway não dão lucro e, frequentemente, perdem todo o seu investimento multimilionário”, analisou, em entrevista exclusiva.


Para Isherwood, muito do que se vê hoje em dia nos famosos teatros novaiorquinos é música velha em espetáculos estilo “jukebox”, como 'Rock of ages', ou releituras da Disney direcionadas para famílias e turistas. “Não há muita arte vital sendo feita, seja em musicais ou em peças, então, embora na superfície, a Broadway pareça estar prosperando, artisticamente, a situação é precária, como tem sido há algum tempo”, completou.


Os números apoiam a opinião do crítico do New York Times. Nos últimos cinco anos, 'O rei leão' e 'Wicked', musicais que estrearam há 18 e 12 anos, respectivamente, têm se revezado como os shows mais vistos e mais rentáveis do bairro teatral de Manhattan. Outros espetáculos eternos e tradicionais, como 'O fantasma da ópera' (que estreou em 1988, sendo o mais antigo musical ainda em exibição na Broadway), 'Chicago' (desde 1996) e 'Mamma mia!' (2001) também seguem entre os mais procurados pelos turistas.

 

R$4,2 bilhões

Valor arrecadado pela Broadway em 2014, recorde em sua história

» Top 5

 

Confira os espetáculos mais vistos e mais rentáveis na Broadway nos últimos cinco anos

Ano    Nome do espetáculo    Quanto arrecadou (em US$)    Quantas pessoas viram

2010    'Wicked'                           82.893,687                            744.579
2011    'Wicked'                           86.697,712                            731.626
2012    'Wicked '                          96.580,572                            736.916
2013    'O rei leão'                         6.983,840                            699.880
2014    'O rei leão'                      100.158,794                            703.385