Mineiridade é tema de peça que o Grupontapé traz á capital

Espetáculo 'Por de dentro' fica em cartaz até o dia 15 de março, no Galpão Cine Horto, às sextas, sábados e domingos

por Carolina Braga 06/03/2015 08:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Thaneressa Lima/divulgação
(foto: Thaneressa Lima/divulgação)
Quase 600 quilômetros separam Uberlândia de Cordisburgo, terra do escritor Guimarães Rosa. Os atores do Grupontapé, com sede no Triângulo Mineiro, percorreram todo esse trecho com o objetivo de entender melhor o sentido de mineiridade e traduzi-la em teatro. O resultado da empreitada é 'Por de dentro', que ficará em cartaz até dia 15, no Galpão Cine Horto, em BH.

Com direção da atriz Katia Lou e codireção e dramaturgia assinadas Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, a peça fala sobre ancestralidade, anseios e idiossincrasias de quem cresce em Minas. Por de dentro conta duas histórias. “Elas surgiram a partir dos temas que levantamos em workshops. A primeira tem pegada mais cômica e masculina, enquanto na outra predomina a energia feminina, das emoções”, conta Katia. Uma sede de fazenda reproduzida no cenário é palco para a trama sobre valentões em uma comunidade rural.

Katia Bizinotto, Katia Lou, Marcial Rezende, Cássio Machado, Juliana Nazar e Juliano Rodrigues se revezam entre personagens e narradores. Entre os temas estão a universalidade de questões existenciais ligadas ao amor, ao sexo, à existência, à dualidade entre homem e mulher e à relação do homem com a natureza.

Com 20 anos de estrada, o Grupontapé considera a nova peça um momento de maturidade da companhia. O processo de criação começou há cerca de dois anos, envolvendo workshops e improvisações, de onde saíram alguns personagens. A preparação vocal é assinada por Babaya. O músico Makely Ka colaborou com a trilha sonora.

POR DE DENTRO
Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h. Temporada até dia 15. Galpão Cine Horto. Rua Pitangui, 3.613, Horto. R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

MAIS SOBRE E-MAIS