Programa Valores de Minas comemora 10 anos com espetáculo 'Zanzar'

Sessões especiais da peça no Palácio das Artes celebram trajetória do projeto

por Landercy Hemerson 13/12/2014 08:36

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Marcos Vieira/EM/D.A Press
Espetáculo de conclusão para turma de alunos do programa envolveu esforço e dedicação de pelo menos 500 estudantes; 'Zanzar' encerra ciclo para a décima turma do Valores de Minas (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O programa social Valores de Minas comemorou na noite desta sexta-feira, 12, uma década de sucesso com o espetáculo 'Zanzar', no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A montagem, que descreve a saga de uma família circense, é a síntese das atividades e experiências desenvolvidas por cerca de 570 jovens, alunos da rede pública de ensino, selecionados a cada ano para ingressar no programa para aulas de teatro, dança, artes visuais, circo e música, além de literatura, ética e cidadania.

O Valores de Minas é uma parceria entre o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o governo de Minas Gerais, que promove ações voltadas para a arte, educação e cidadania. O governador Alberto Pinto Coelho esteve no evento e falou sobre a proposta. “É uma iniciativa louvável, com vista a estimular a juventude a buscar, por meio das manifestações artísticas, um caminho para poder apreciar o despertar do mundo, dos valores e de uma consciência mais universalizada”, pontuou.

A primeira-dama de Minas e presidente do Servas, Célia Pinto Coelho, destacou a trajetória do programa. “É a consolidação da continuidade de um trabalho de resgate e valorização humana, de inserção social. Completar 10 anos, comemorando no Palácio das Artes, significa amadurecimento, crescimento, não só dos atores, mas dos professores e de toda equipe”, sugeriu.

Criado em 2005, o programa já atendeu 5.710 jovens. Andrea Neves, ex-presidente do Servas e pioneira do projeto, resumiu a comemoração. “A noite de hoje (ontem) celebra o sucesso de um longo trabalho feito por muitas pessoas, que somaram dedicação, afetos e compromissos com a juventude de Minas Gerais, para que a gente pudesse colocar de pé um programa dessa dimensão, com os resultados alcançados do Valores de Minas”. Carolina Cabral, coordenadora do programa, também comemorou. “Estar no Palácio das Artes, faz parte do trabalho que realizamos com esses jovens, que é dá acesso aos equipamentos culturais.”

MAIS SOBRE E-MAIS