Escritor brasileiro Sérgio Rodrigues vence Prêmio Portugal Telecom com 'O drible'

Entre os poetas, o vencedor foi o português Gastão Cruz

por Correio Braziliense 10/12/2014 10:29

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
(Bel Pedrosa/Divulgação)
Escritor ganhou o prêmio com um romance sobre futebol (foto: (Bel Pedrosa/Divulgação))
O escirtor Sérgio Rodrigues, autor do romance 'O drible', é o vencedor do Grande Prêmio Portugal Telecom. O obra ficou à frente do livro 'Matteo perdeu o emprego', do português Gonçalo M. Tavares, e do brasileiro 'A cidade, o Inquisidor e os Ordinários', de Carlos de Brito e Mello.

Durante o discurso de agradecimento, Sérgio Rodrigues ressaltou o bom momento da literatura brasileira. "Trata-se de um momento muito rico. As obras do Brasil estão deixando de ser secretas para ser mais conhecida e traduzida", afirmou o escritor.

'O drible' tem como ponto de partida o famoso lance de Pelé na semifinal do mundial de 1970, quando, ao aplicar uma finta de corpo no goleiro uruguaio, perde o gol. O lance é um dos momentos mais marcantes da carreira do Rei do futebol.

Entre os poetas, o vencedor foi o português Gastão Cruz, autor de 'Observação do verão seguido de fogo'. O Portugal Telecom distribui R$ 200 mil em prêmios.

A curadoria ficou sob responsabilidade de Selma Caetano (coordenadora), a escritora Cintia Moscovitch (contos e crônicas), o poeta Sérgio Medeiros (poesia) e o crítico Lourival Holanda (romance).

MAIS SOBRE E-MAIS