Lúcia Helena Monteiro Machado lança segunda edição do livro 'Paris para brasileiros'

Além dos passeios imperdíveis, autora reúne também passeios longe da agitação turística

por Ângela Faria 28/11/2014 10:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Jair Amaral/EM/D.A Press
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press )
A mineira Lúcia Helena Monteiro Machado, a Duda, conhece Paris como a palma da mão. NEsta sexta-feira à noite, ela vai lançar um livro precioso sobre a Cidade Luz. Muito mais que mero guia, trata-se, praticamente, de um companheiro de viagem, daqueles que têm dicas bacanas sobre pontos turísticos badalados e sabem nos levar a quebradas “off excursão”.


'Paris para brasileiros' chega à segunda edição em projeto totalmente bancado pela autora. Quem viajar com Duda não vai cair de paraquedas em locais bacanas, passando batido por experiências inesquecíveis. OK, lá tem Torre Eiffel, Museu do Louvre, Père-Lachaise e Champs Élysées – tudo imperdível. Mas a autora nos acompanha também por passeios longe da agitação turística. Sente-se com ela num banco sob as castanheiras para acompanhar o abre e fecha das comportas do Canal Saint-Martin. “As pontes que o cruzam são deslocadas, rodando sobre si mesmas”, revela Duda.

Outra dica “off badalação”: curtir obras do brasileiro Oscar Niemeyer em Paris. Na Place Colonel-Fabien, no 19º Arrondissement, fica a sede do Partido Comunista Francês. O arquiteto nada cobrou dos companheiros para projetar o belíssimo prédio, informa Duda. Na praça em frente à Cinémathèque Française fica a estátua Uma mulher, uma flor, solidariedade – literalmente, um desenho no espaço, como definiu o próprio Niemeyer.

Duda traça um “caminho das pedras” para o brasileiro conhecer roteiros mais tradicionais, com informações interessantes sobre os pontos a serem visitados. O guia traz também curiosidades para quem gosta de visitar lojas. A Boite à Musique (Rue de Beaujolais, 9) só vende caixas de música; a Merci (Bd. Beaumarchais, 111) oferece moda, decoração, livros e funciona como sebo. Sem fins lucrativos, destina recursos a obras sociais. Os expositores abriram mão do lucro, conta ela. A casa Yves Saint-Laurent participa do mutirão.

Que Paris é um mundo à parte, todo mundo sabe. Descobrir seus segredos é que são elas. “Os prazeres que essa ‘velha senhora’ oferece são muito variados. Cabe a cada viajante estar de coração aberto e preparado para ir além do que um guia pode oferecer”, aconselha Duda. Uma dica: use o metrô, mas não dê uma de turista-tatu. Passeie a pé. “Seu tempo não será perdido”, garante ela.

PARIS PARA BRASILEIROS
Lançamento do livro de Lúcia Helena Monteiro Machado. Hoje, das 18h às 21h. Livraria Leitura, Rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi, (31) 3221-7473.

MAIS SOBRE E-MAIS