Escritora Maria de Jesus da Silva participa do Terças Poéticas

Ex-moradora de rua, autora é finalista do Prêmio Jabuti 2014 com a biografia 'Divã de papel'

por Fernanda Machado 07/10/2014 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Ângelo Pettinati/Esp. EM/D.A Press
Ex-moradora de rua, Maria de Jesus da Silva é finalista do Prêmio Jabuti 2014 (foto: Ângelo Pettinati/Esp. EM/D.A Press)
Finalista do Prêmio Jabuti 2014 com a biografia 'Divã de papel', Maria de Jesus da Silva, a Zuza, vai participarnesta terça do projeto Terças poéticas, na Casa Una. Ex-moradora de rua na capital mineira, ela começou a escrever os casos que costumava contar. Quando passou a trabalhar como manicure, Zuza chamava a atenção das freguesas com as histórias de sua vida. Uma delas era Vera Lúcia Felício Pereira, professora de literatura da PUC Minas, que a aconselhou a anotar suas memórias.

“Foi com muita tristeza que comecei essa obra, porque voltar ao passado é uma das coisas mais terríveis da vida”, revela Zuza, referindo-se aos momentos sofridos que enfrentou.
Divã de papel relata a humilhação e o preconceito enfrentados por moradores de rua. O livro foi comparado a Quarto de despejo, lançado nos anos 1960 pela mineira Carolina Maria de Jesus, favelada em São Paulo. Best-seller, o volume de memórias foi traduzido para 13 idiomas.

'Divã de papel' e sua autora chamaram a atenção da professora Ivete Walty, que estudou a obra de Zuza em seu trabalho de pós-doutorado, “Testemunha estomacal, fome e escrita”, apresentado na Universidade de Ottawa, no Canadá.

“Onde já se viu uma semianalfabeta ser finalista de um prêmio tão importante como esse?”, diz Zuza a respeito do Jabuti, cujo resultado será anunciado em 18 de novembro. Ela está escrevendo outro livro, desta vez para homenagear uma paixão: o Grêmio Recreativo Escola de Samba Cidade Jardim.

O Terças poéticas contará também com a presença do autor paraense Renato Torres, que vai lançar o livro de poemas 'Perifeérico', do jornalista Rogério Zola Santiago e da ensaísta e professora de literatura Bianka de Andrade Silva.

 

TERÇAS POÉTICAS
Casa Una de Cultura, Rua Aimorés, 1.451, Lourdes. Nesta terça-feira às 19h. Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS