Fernando Righi autografa o livro 'Construindo Beethoven peça a peça' em BH

Jornalista e músico lança o trabalho sobre a vida do compositor alemão Ludwig Van Beethoven na Livraria Asadepapel

por Carlos Herculano Lopes 07/10/2014 07:30
Cristina Horta/divulgação
(foto: Cristina Horta/divulgação)
A grande admiração pelo compositor alemão Ludwig Van Beethoven (1770-1827) levou o jornalista e músico Fernando Righi a aprofundar suas pesquisas sobre a vida e a obra do autor da famosa 'Quinta sinfonia'. O resultado desse esforço pode ser conferido no livro 'Construindo Beethoven peça a peça', que ele vai autografar quinta-feira, na Livraria Asadepapel, em BH.


Mineiro de Belo Horizonte, Righi, de 50 anos, explica que não teve a pretensão de escrever uma biografia, mas oferecer ao leitor uma espécie de guia para melhor compreensão da obra do compositor. “Além de analisar os diversos aspectos históricos e filosóficos que motivaram a criação de suas principais peças, descrevi, quando julguei necessário, algumas passagens de sua vida”, explica Righi.


O livro traz um glossário de termos para ajudar a compreender termos empregados no universo erudito. O leitor terá também acesso a algumas noções básicas de teoria musical.


Para Fernando Righi, autor dos livros de poemas 'O mundo como vontade de chupar laranjas' e 'A longa noite dos desemparos', Beethoven propôs, por meio de sua música, a superação das misérias humanas. “Da mesma forma como fizeram outros expoentes de sua geração, como os escritores Schiller e Goethe”, conclui.

MAIS SOBRE E-MAIS