'Além do espelho: análise de imagens de arte' será lançado nesta sexta em BH

Livro ganhou edição revisada e ampliada

por Fernanda Machado 26/09/2014 10:45

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Chema Rodriguez/Divulgação
Vanessa Brasil Campos Rodriguez lança hoje a segunda edição de livro no qual analisa as imagens (foto: Chema Rodriguez/Divulgação)
O interesse pelas imagens e seus significados levou a professora, publicitária e jornalista mineira Vanessa Brasil Campos Rodriguez a escrever o livro Além do espelho: análise de imagens de arte, cinema e publicidade (Appris). A segunda edição, revista e ampliada, ganhou prefácio do professor e crítico de arte Jorge Coli e será lançada hoje à noite, na Livraria Mineiriana. A entrada é franca.

“Concebi o livro para quem trafega pela semiótica, psicanálise, mitologia e arte, mas pode ser degustado por todos aqueles que amam análise e leitura de imagens ou se sintam interrogados por certas imagens e busquem nelas um sentido. Meu objetivo é aguçar o olhar do leitor, aumentar sua capacidade de contemplar e fazer reflexão sobre as imagens que nos rodeiam”, explica Vanessa.

A obra foi originalmente publicada em 2011 pela Editora Casarão do Verbo. Vencedora na categoria ensaio do edital da Fundação Pedro Calmon, na Bahia, estava esgotada até então. Está dividida em três blocos – dedicados a análises nas áreas de artes plásticas, cinema e literatura –, reunindo ensaios escritos há 20 anos, como a análise do filme Mogambo, de John Ford, tema de sua tese de doutorado.

Por falar em cinema, o estudo que Vanessa fez sobre Psicose, de Alfred Hitchcock, é um dos pontos altos do livro. Na nova edição, o capítulo ganhou vários fotogramas da famosa obra, sobre os quais a autora se debruça para minuciosa análise. “Psicose é um dos grandes filmes da história. Tudo é magnífico nele e estamos diante de uma obra que rompeu com os cânones do cinema clássico norte-americano”, defende.

Público Ainda que a obra atraia inicialmente o público acadêmico, a autora afirma que qualquer pessoa pode lê-la com o mesmo interesse: “Esse treinamento pode ser utilizado por todo aquele que ame a arte e goste de mergulhar nos seus mistérios e ver o que está além da superfície da obra. É muito importante ressaltar que não existe leitura de imagens sem bagagem cultural”.

ALÉM DO ESPELHO: ANÁLISE DE IMAGENS DE ARTE, CINEMA E PUBLICIDADE
Lançamento da segunda edição do livro de Vanessa Brasil Campos Rodriguez. Hoje, às 19h. Livraria Mineiriana, Rua Paraíba, 1.419, Funcionários. Informações: (31) 3223-8092.
Entrada franca.

MAIS SOBRE E-MAIS