Denise Stoklos traz três espetáculos a Belo Horizonte

Atriz e diretora ainda bate papo com o público no domingo

por Carolina Braga 26/09/2014 08:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Thais Stoklos/Divulgação
(foto: Thais Stoklos/Divulgação)
O que é fundamental para o ator se comunicar com a plateia, mostrar seu personagem, seu tema, sua proposta? Atrás dessa resposta, a autora, atriz e diretora Denise Stoklos tem construído sua carreira. Ela não tem dúvida: é o chamado teatro essencial. Ou seja, a combinação de voz, corpo e “a terceira parte que organiza isso aí, a dramaturgia”, explica.

Denise apresentará no Sesc Palladium um pacotão. São três espetáculos, 'Carta ao pai' (2014), 'Vozes dissonantes' (2000) e 'Mary Stuart' (1987), além de master class e workshop. Há anos ela aprimora a pesquisa em busca da essência do teatro, sem deixar o espectador de lado. “O que ocorre no palco diz respeito ao que está na plateia. Não tem cenário, não tem figurino, não tem nenhuma fantasia de personagem”, detalha. Ou seja, a compreensão ou a reflexão caberá a um conjunto de fatores, inclusive a experiência de cada um.

'Carta ao pai' abre, nesta sexta-feira, a programação. É uma interpretação de Denise Stoklos sobre o texto de Franz Kafka, mas, é bom frisar, sem obviedades. “Como ocorre em todas as minhas peças, nunca é uma coisa que o espectador vê pelo buraco da fechadura”, ressalta. O voyerismo não interessa em nada à artista e, sim, a participação. O mesmo ocorre com 'Vozes dissonantes' e 'Mary Stuart'. “Trata-se da natureza humana que está sempre lutando por amor e liberdade. Todos os temas serão compreensíveis em qualquer momento da história e qualquer região geográfica”, sustenta.

Para Stoklos, apresentar a obra em sequência dá a dimensão do quanto as peças vão se tornando atualizadas, atualizantes e atualizadoras. A atriz mantém diversos solos permanentemente em repertório. Foi convidada para apresentá-los em mais de 33 países. Inclusive, o método do teatro essencial foi reconhecido há cerca de 14 anos como linha de pesquisa a ser estudada no mundo todo, reconhecimento recebido da revista 'Theatre drama review', mantida pela Massachusetts Institute of Technology.

Palestra
No domingo, depois da apresentação de 'Mary Stuart', Denise Stoklos fará uma palestra sobre o método criado por ela. Será o detalhamento do Teatro Essencial, com oportunidade para bate-papo. O ingresso do espetáculo dá direito à participação.
 
O que ver

>> Sexta, 21h - 'Carta ao pai' (2014)
>> Sábado, 21h - 'Vozes dissonantes' (2000)
>> Domingo, 19h - 'Mary Stuart' (1987)

DENISE STOKLOS
Grande Teatro do Sesc Palladium. Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro, (31) 3270-8100. Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm 15% de desconto no valor da inteira.

MAIS SOBRE E-MAIS