João Batista Melo mergulha na 1ª Guerra Mundial e suas influências em BH em novo romance

Obra começou a ser escrita na década de 1980. Autor lança novo livro nesta quinta-feira na capital

por 28/08/2014 10:10

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Wladia Drummond/Divulgação
João Batista volta ao romance em 'Malditas fronteiras' (foto: Wladia Drummond/Divulgação)
Quase 20 anos depois de 'Patagônia' (Editora Rocco), com o qual ganhou o Prêmio Cruz e Souza, o escritor João Batista Melo volta ao romance. Hoje à noite, ele lança 'Malditas fronteiras' (Benvirá), com o qual venceu o Prêmio Cidade de Belo Horizonte em 2012. Chegar a este momento não foi fácil, pois o livro foi recusado por várias editoras. “Quando começava a ficar desanimado, lembrava-me da inglesa J. K. Rowling, autora de Harry Potter. Ela chegou a viver situação semelhante e, hoje, é conhecida em todo o mundo. Isso era um alento”, conta.

Nascido em BH, Melo estreou na literatura no início dos anos 1990 com o volume de contos 'As baleias do Saguenay'. O novo romance começou a ser idealizado no início dos anos 1980, quando ele escreveu, em parceria com Alcino Leite Neto, o roteiro para um longa que acabou não sendo filmado. Durante as pesquisas, tomou conhecimento de episódios ocorridos em BH durante a 1ª Guerra Mundial: famílias alemãs foram perseguidas, assim como os padres do Colégio Arnaldo, que pertence à alemã Congregação do Verbo Divino.

O livro conta a história de duas crianças: Valentino, cujo pai é um empresário xenófobo a favor da entrada do Brasil na guerra, e Sophie, vinda da Alemanha. “Aí se estabelece o conflito. As crianças tentam viver a infância e a amizade protegidos pelo avô dela, um mestre cervejeiro, em meio às tensões da guerra”. Passado em BH, 'Malditas fronteiras' envolve questões delicadas, “que precisavam encontrar o equilíbrio ideal”, explica o autor, citando nacionalismo, preconceito, amizade, imigrantes, amor e religiosidade.  

MALDITAS FRONTEIRAS

De João Batista Melo Editora Benvirá, 280 páginas, R$ 32,50
. Lançamento hoje, às 19h, na Livraria Mineiriana (Rua Paraíba, 1.419, Savassi). Informações: (31) 3269-1209.

MAIS SOBRE E-MAIS