Festival Estudantil de Teatro divulga lista de espetáculos selecionados para outubro

Evento chega à 14ª edição na capital mineira com 12 peças em cartaz

por Bossuet Alvim 11/08/2014 12:39

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Daniel Protzner/FetoBH/Divulgação
Criado em 1999, Feto já apresentou 231 espetáculos para mais de 58 mil espectadores em 13 edições; na foto, montagem de 'A flor vermelha', do Grupo Klap de Teatro, no festival de 2013 (foto: Daniel Protzner/FetoBH/Divulgação)

Dois espetáculos mineiros estão entre os selecionados para a programação do Festival Estudantil de Teatro (Feto), que acontece em Belo Horizonte no mês de outubro. O Grupo Cênico Tatu Bola, de Pará de Minas, integra a mostra com '@romeu&julieta', na categoria Teatro na Escola, formada por estudantes do ensino fundamental, médio, graduação e cursos livres. Já o Grupo Batatas e Carambolas, de Belo Horizonte, entrou na categoria Escola de Teatro, reservada aos formandos em artes cênicas, com 'Cama, mesa e banho'. Outras três produções de Minas estão como suplentes dos selecionados.

 

Em sua 14ª edição, o Feto contará com doze espetáculos oriundos do Nordeste, Sudeste, Sul e Distrito Federal. As diversas formas de encarar o processo de criação teatral foi um dos pontos destacados pela comissão de seleção. "O que me chamou mais a atenção é a diversidade da compreensão do que é fazer teatro de região para região. Isso demonstra as particularidades do ensino de teatro no Brasil", afirmou  Walter Lima Torres, ator, diretor e professor de teatro, além de membro da curadoria do festival.

 

Para a atriz, professora e diretora Cida Falabella, "foi muito estimulante participar da curadoria do Feto". Fundadora do espaço cultural ZAP 18 e integrante da Cia. Sonho & Drama, a artista explica que os membros da comissão tiveram contato com "muitos trabalhos" inscritos, "que provocavam reflexão com muita criatividade". De acordo com Falabella, a intenção dos curadores era traduzir, com a seleção de espetáculos, "a diversidade do teatro no nosso país". Integram ainda a comissão do Feto os artistas Bárbara Bof, Juliana Barreto e Paulo Celestino.

 

Confira os selecionados para o Feto 2014:

 

Categoria Teatro na Escola:
'Caipora maluca', Grupo Art’ncena, Brasília (DF)
'Cinzas', Oficinas das artes' – Colégio Pentágono, Rio de Janeiro (RJ)
'Raízes', Grupo Casca Grossa, São Roque (SP)
'Veríssimo à vera', Grupo Teia, Nova Friburgo (RJ)
'@romeu&julieta', Grupo Cênico Tatu Bola, Pará de Minas (MG)
(suplentes: 'O casamento da mulher feia', Centro Cultural Casa do Teatro de Conselheiro Lafaiete, MG e 'Yandê e Rosalinda', Teatro Avançado – T3 do CEFAR de Belo Horizonte, MG)
 
Categoria Escola de Teatro:
'A jornada de Kim', Turbina Criativa, Rio de Janeiro (RJ)
'Abensonhar', Coletivo Nagimi, Brasília (DF)
'Assemblage', Coletivo Trocado, Florianópolis (SC)
'Cama, mesa e banho', Grupo Batatas e Carambolas, Belo Horizonte (MG)
'Histórias do Sr. Ninguém', Mininis em Cena, São Paulo (SP)
'Maria Inês ou O quê você mata para sobreviver?', Cia Ato Reverso, São Paulo (SP); Vagabundos, Vagabundos, Fortaleza (CE)
(Suplentes: 'ADEUSÀMORTE', Cia do Desassossego, de Belo Horizonte, MG e 'De tudo aquilo que eu fiz apenas para te dizer adeus, Cia Depois do Fim de Santo André, de SP)



MAIS SOBRE E-MAIS