Eduardo Moreira bate-papo com o público de BH sobre o grupo Galpão

Conversa vai ser no Museu Histórico Abílio Barreto e tem entrada franca

por Estado de Minas 22/07/2014 10:23

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Bianca Aun/divulgação
Oator e diretor Eduardo Moreira diz que peças do Galpão sãomarcadas pelo diálogo com o contexto histórico (foto: Bianca Aun/divulgação)
História é o tema que será debatido hoje, no Museu Abílio Barreto, em mesa-redonda que vai reunir a artista plástica Adriana Varejão, a historiadora Norma Côrtes e o ator e dramaturgo Eduardo Moreira. A proposta é discutir a questão sob diversas perspectivas, pontuando visões mais subjetivas e críticas de acordo com o campo de atuação de cada participante, considerando o contexto estabelecido pela arte contemporânea. A mediadora será a curadora Júlia Rebouças.

O ator e diretor Eduardo Moreira vai falar sobre o grupo Galpão, criado há 32 anos, em BH. De acordo com ele, a história e a atividade criativa da companhia mesclam as trajetórias de pessoas que a integram, da própria capital mineira e da sociedade brasileira. Ele vê nas peças do grupo o diálogo com a tradição e a história do teatro, laço que foi se fortalecendo durante o percurso artístico do Galpão.

Formado em filosofia, Eduardo Moreira avisa: o diálogo com a história é uma questão incontornável para o teatro e para quem a ele se dedica, diferindo apenas o modo como cada artista trabalha a questão. “Por ser arte presencial, no presente, não é nunca um diálogo museológico, mas sempre de transformação”, garante. Sempre está no palco a relação viva com a época posta pela narrativa, com o momento vivido pela sociedade, com gêneros e estéticas diferentes, destaca Eduardo.

Por meio de pinturas, esculturas e instalações, a carioca Adriana Varejão vem discutindo a história brasileira, sobretudo a formação de seu povo. Norma Côrtes é formada pela PUC Rio e tem pós-doutorado em história da cultura pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SEMINÁRIO ESPAÇO, TRABALHO E HISTÓRIA
Com a artista plástica Adriana Varejão, a historiadora Norma Côrtes e o ator Eduardo Moreira. Nesta terça, às 19h30. Museu Histórico Abílio Barreto, Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim, (31) 3277-8572. Entrada franca. Capacidade: 100 pessoas.

MAIS SOBRE E-MAIS